Circuito Cine Curta

Circuito Cine Curta, em 2016, em sua 7ª edição. Fruto do Curta na Praça, desde sua estreia em 2010, realizou 606 sessões de cinema, levando para 71.792 alunos da rede pública, filmes brasileiros de curta metragem com cunho pedagógico, dos gêneros animação, ficção e documentário, divididos em 4 programas, Educação Infantil, Fundamental I, II e Ensino Médio. Utilizando o cinema como ferramenta dentro da escola, propõe desdobramentos em sala de aula. Distribuição de apostilas pedagógicas, desenvolvidas com o objetivo de apontar caminhos para utilização nas diversas disciplinas do currículo formal, gerando sinergia entre os temas exibidos. Após as exibições votação para escolha da melhor obra e debate com distribuição de kit educação, camiseta, boné e pendrive. Premiação para os trabalhos e as 3 instituições mais criativas e participativas. Parceira das Secretarias de Educação do Estado e Município do Rio de Janeiro.

CIRCUITO CINE CURTA 2015

De 15 de setembro a 11 de dezembro, “Circuito Cine Curta 6ª Edição”

leva a magia do cinema para as escolas públicas do Rio de Janeiro

Sexta edição do projeto apresenta a mais nova safra de curtas-metragens

em 22 escolas da Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Ilha do Governador e Caju

A edição de 2015 do Circuito Cine Curta, que acontece de 15 de setembro a 11 de dezembro, pretende seguir a bem sucedida cartilha do projeto, beneficiando desta vez 15.277 alunos. Neste ano, o projeto vai abranger 22 escolas públicas da cidade, nos bairros da Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Ilha do Governador e Caju (abaixo, a relação das escolas e as datas das exibições).

Em apenas cinco anos de existência, o Circuito Cine Curta comemora sua trajetória com números expressivos. São 58.139 expectadores, 461 sessões, 58 escolas, em 21 bairros cariocas. O projeto une cinema e pedagogia e apresenta para crianças e jovens, dos 04 aos 18 anos de idade, os melhores e mais recentes curtas-metragens da safra de filmes brasileiros. Para essa edição, foram selecionados 12 filmes, entre os gêneros de animação, ficção e documentário, que revelam para os alunos a riqueza da história e cultura do nosso país.

Na programação deste ano, que conta com 128 sessões, destacam-se vários curtas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais, como o documentário “Disque Quilombola” (direção: David Reeks, SP), vencedor de diversos prêmios, dentre os quais o de “Melhor Curta Documentário” no Chicago International Children’s Film Festival 2013 e no Children’s Film Festival Seattle 2013, além do Prêmio Brasil de “Melhor Filme” no 10º Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici); o curta de animação “A Ilha” (direção: Alê Camargo, DF), vencedor na categoria “Melhor Curta” no Brazilian Film Festival of Vancouver 2009, “Melhor Curta Digital” e “Prêmio Especial da Crítica” no Cine PE 2009, dentre outros prêmios; “A Última Reunião Dançante” (direção: Lisandro Santos, RS), vencedor nas categorias “Música Original” e “Melhor Curta Júri Popular” no Prêmio Historias Curtas 2012 (RS), 2º Lugar Júri Popular Mostra Teen – 6° Prêmio Brasil de Cinema Infantil/11º FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil 2013 (RJ), “Melhor Animação”, “Melhor Diretor de Animação”, “Melhor Montagem” e “Melhor Direção de Arte” no 4° Festival de Cinema Curta Amazônia 2013 (RO), dentre outras premiações.

O projeto é idealizado pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, também responsável pela curadoria dos filmes; Maria Lopes, do International Latino Cultural Center- ILCC, responsável pelo International Latino Film Festival of Chicago. Os produtores também contam com a parceria de Talita Arruda, do site Porta Curtas. A curadoria seleciona os filmes de acordo com o potencial pedagógico das obras, a adequação de suas respectivas temáticas ao universo infanto-juvenil e busca explorar a diversidade das regiões representadas.

Criado e desenvolvido pela Nova Bossa Produções Culturais, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Município do Rio de Janeiro e patrocínio da Shell Brasil, o principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como uma ferramenta pedagógica, contribuindo para que os alunos tenham maior facilidade de assimilar conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica.

Além das exibições dos curtas-metragens, os alunos das escolas participantes são estimulados pelos professores e coordenadores a desenvolverem trabalhos sobre os filmes, de acordo com as sugestões de apostilas, roteiros pedagógicos desenvolvidos pelo projeto conforme o segmento educacional e a programação exibida. O projeto cria e desenvolve quatro apostilas correspondentes aos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Um bom exemplo do envolvimento das escolas com a iniciativa são os desdobramentos obtidos na edição de 2014, na qual foram desenvolvidos 150 trabalhos pedagógicos, entre músicas, maquetes, peças de teatro, objetos e brinquedos, além de livros de histórias.

Após cada uma das sessões, a equipe do Circuito Cine Curta promove um debate entre os alunos presentes, que participam do sorteio de um kit pedagógico (contendo camiseta, caneta, lápis, borracha, apontador, giz de cera, lápis de cor, além de uma pasta e um caderno personalizado) e votam nos seus filmes favoritos. Os alunos também são estimulados a realizarem trabalhos sobre os filmes.

Após as exibições, um grupo de curadores, formado por profissionais das Secretarias de Educação e Cultura do Estado e do Município do Rio de Janeiro, se reúne para avaliar os melhores trabalhos. A escola vencedora ganha uma festa com buffet e DJ para todas as crianças, jovens e para o corpo docente da escola, que ainda recebe um troféu.

O Circuito Cine Curta começou em 2010, quando Juliana Teixeira percebeu uma carência cultural – principalmente na área cinematográfica – em determinadas regiões da cidade e resolveu levar o cinema, num primeiro momento, às praças públicas de regiões carentes, através do “Projeto Curta na Praça”, criado em 2008. “Nosso objetivo ao levar os filmes brasileiros para dentro de sala de aula é mobilizar os alunos e o corpo decente, unindo de forma criativa educação e cultura, assim formando plateias participativas e críticas”, ressalta Juliana. 

Cronograma de Apresentações

15/09/2015 - EM Sérgio Buarque de Hollanda - Barra da Tijuca
16/09/2015 e 17/09/2015 - EM Conjunto Praia da Bandeira - Ilha do Governador
18/09/2015 - EM Madre Tereza de Calcutá - Jacarepaguá
21/09/2015 - EM Dunshee de Abranches - Ilha do Governador
22/09/2015 - EM Cuba - Ilha do Governador
23/09/2015 e 24/09/2015 - CE Vicente Jannuzzi - Barra da Tijuca
28/09/2015 - EM Rodrigo Otávio - Ilha do Governador
29/09/2015 e 30/09/2015 - Colégio Brigadeiro Newton Braga - Ilha do Governador
01/10/2015 - CE Mendes de Moraes - Ilha do Governador
02/10/2015 - EM Leonel Azevedo - Ilha do Governador
05/10/2015 e 06/10/2015 - EM Frederico Trotta - Barra da Tijuca
09/10/2015 - EM Cândido Portinari - Ilha do Governador

30/11/2015 - Creche Quinta do Caju - Caju
01/12/2015 - EM Marechal Espiridião Rosas - Caju
02/12/2015 - Creche Sempre Vida Parque da Conquista - Caju
03/12/2015 - Creche Senninha - Caju
04/12/2015 - Creche Virginia Lemos - Caju
07/12/2015 - Edi Parque da Alegria - Caju
08/12/2015 - Creche Ladeira dos Funcionários - Caju
09/12/2015 - Creche Clemente Ferreira - Caju
10/12/2015 - EM Profª Laura Sylvia Mendes Pereira - Caju
11/12/2015 - CRAS Quinze de Maio - Caju

Ficha Técnica

Idealização e Coordenação Geral - Juliana Teixeira
Coordenadora Pedagógica - Alessandra Mattos
Produtor Executivo - Helio Velloso
Assistente de Produção - Maíza Tchelly Viana
Apresentadora - Glauce Guima
Pedagoga - Leyla Abrantes
Curadoria de Filmes - Maria Lopez, Thalita Arruda e Juliana Teixeira
Redes Sociais - Alaina Paisan
Making of - Vira Lata Produções
Programação Visual - Patricia Gerstner
Assessoria de Imprensa - Ciranda Assessoria de Comunicação
Equipe de Audiovisual - Yuri Santos
Equipe de Projeção - Charles Torres Projecine
Transporte - Jose Luiz Viana
Montagem - Marcelo de Souza
Realização - Nova Bossa Produções Culturais Ltda
Menu