Pelo quinto ano consecutivo o curta metragem nacional é atração nas comunidades do Rio de Janeiro
Em sua quinta edição o Curta Na Praça 2012 realizou sessões gratuitas de cinema para espectadores das camadas B, C e D de todas as faixas etárias, sobretudo crianças e jovens.
Realizado entre o período de 01 a 16 de dezembro de 2012 e em julho de 2013, a circulação dos 16 filmes brasileiros foi distribuída em quatro programas e ocorreu aos sábados e domingos com distribuição gratuita de combo com pipoca e refrigerante. A circulação por Praças e Espaços Públicos abrangeu o Complexo da Maré e bairros das Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro. Destacamos a Escola Municipal Félix Mielli Venerando, no Caju, inaugurada recentemente que nunca teve atividades culturais.
A estrutura artística e técnica do evento, amparada na qualidade dos filmes e dos equipamentos oferecidos comprovam o gabarito das exibições e balizam os resultados qualitativos e quantitativos do trabalho. Presente desde a primeira edição a equipe artística tem um papel muito importante perante as plateias, pois é através dela que o público se identifica com os conteúdos oferecidos. A distribuição de brindes (Kit Camiseta) decorrente dos debates sobre os filmes fomenta o exercício intelectual, a comunicação, a socialização, investindo no potencial dos espectadores.
O ineditismo da ação se apoia na realidade das comunidades beneficiadas que em sua maioria, não tem acesso, estrutura ou recursos para frequentar uma sala de cinema. Restauramos nas comunidades a frequência às Praças, incentivando o convívio familiar e promovendo um intercâmbio entre projetos culturais e ações sociais, estimulando o exercício da cidadania. Ao criar um hábito cultural ajudamos a minimizar a violência na região. Reunir estudantes e famílias em torno de filmes brasileiros ajuda a desenvolver a identidade junto a essas localidades.
Entre as conquistas da edição 2012 destacamos uma maior absorção da mão de obra local e o pleno envolvimento das comunidades. A contratação gerou renda e simbiose entre o projeto e as localidades atendidas. Os prestadores de serviço auxiliam a equipe técnica para a realização do evento. Em média houve a absorção de pelo menos 20 pessoas por localidade, distribuídas entre as funções de segurança, limpeza, divulgação, elétrica e montagem.
Disseminamos a cultura, atrelando o debate e o estímulo pedagógico e intelectual, sensibilizando o público para as diversidades brasileiras, promovendo a integração das comunidades com ações sociais. Estimulamos a formação de um coletivo produtivo, potencializando habilidades educativas, culturais e econômicas dos beneficiários.
Filmes mais votados
1ª Sessão – “Gol a Gol” (Ficção) RS
2ª Sessão – “Cores e Botas” (Ficção) SP
3ª Sessão – “Enciclopédia” (Ficção) RS
4ª Sessão – “Glu” (Animação) DF
[su_spoiler title=”Seleção de Filmes” icon=”plus-square-1″ ]
As Férias de Lord Lucas – Tatiana Nequete
A Fábula da Corrupção – Lisandro Santos
A Guerra de Arturo – Julio Taubkin e Pedro Arantes
Até o Sol Raiá – Fernando Jorge e Leanndro Amorim
A Vida é Curta – Léo Falcão
Cores e Botas – Juliana Vicente
Enciclopédia – Bruno Gularte Barreto
Glu – Turma de Animação da Ozi
Gol a Gol – Bruno Carvalho
Menina Espantalho – Cássio Pereira
Mocó Jack – Luiz Botosso e Thiago Veiga
O Gigante do Papelão – Bárbara Tavares
Retorno de Saturno – Lisandro Santos
Sapateiro – João Vargas Pena
Vai dar Samba – Humberto Avelar
Vivi Viravento – Ale Abreu
[/su_spoiler]
6.820 Beneficiados em 13 sessões