Curta na Praça Comunidades

Realizado desde 2008, durante cinco anos consecutivos visitou as localidades do Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Del Castilho, entre outras comunidades violentas, do entorno da Linha Amarela. Surgiu do desejo de levar as famílias às praças públicas e espaços de grande circulação, para conhecer o Brasil através da recente produção de filmes brasileiros de curta metragem dos gêneros documentário, animação e ficção. Resgatar os programas em família e a ocupação dos espaços públicos com atividades culturais. As sessões acontecem aos sábados e domingos, as 18:30 e 20:30, com exibição de filmes de censura livre, e distribuição de combo refrigerante/ pipoca. Após as sessões votação e bate papo com distribuição de brindes. Contratação de mão de obra local para auxiliar na montagem e divulgação do evento. Apresentou 165 sessões, levando para o cinema 39.365 espectadores, entre 2008 e 2012.

2012 – COMUNIDADES DO RIO DE JANEIRO

Pelo quinto ano consecutivo o curta metragem nacional é atração nas comunidades do Rio de Janeiro

Em sua quinta edição o Curta Na Praça 2012 realizou sessões gratuitas de cinema para espectadores das camadas B, C e D de todas as faixas etárias, sobretudo crianças e jovens.

Realizado entre o período de 01 a 16 de dezembro de 2012 e em julho de 2013, a circulação dos 16 filmes brasileiros foi distribuída em quatro programas e ocorreu aos sábados e domingos com distribuição gratuita de combo com pipoca e refrigerante. A circulação por Praças e Espaços Públicos abrangeu o Complexo da Maré e bairros das Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro. Destacamos a Escola Municipal Félix Mielli Venerando, no Caju, inaugurada recentemente que nunca teve atividades culturais.

A estrutura artística e técnica do evento, amparada na qualidade dos filmes e dos equipamentos oferecidos comprovam o gabarito das exibições e balizam os resultados qualitativos e quantitativos do trabalho. Presente desde a primeira edição a equipe artística tem um papel muito importante perante as plateias, pois é através dela que o público se identifica com os conteúdos oferecidos. A distribuição de brindes (Kit Camiseta) decorrente dos debates sobre os filmes fomenta o exercício intelectual, a comunicação, a socialização, investindo no potencial dos espectadores.

O ineditismo da ação se apoia na realidade das comunidades beneficiadas que em sua maioria, não tem acesso, estrutura ou recursos para frequentar uma sala de cinema. Restauramos nas comunidades a frequência às Praças, incentivando o convívio familiar e promovendo um intercâmbio entre projetos culturais e ações sociais, estimulando o exercício da cidadania. Ao criar um hábito cultural ajudamos a minimizar a violência na região. Reunir estudantes e famílias em torno de filmes brasileiros ajuda a desenvolver a identidade junto a essas localidades.

Entre as conquistas da edição 2012 destacamos uma maior absorção da mão de obra local e o pleno envolvimento das comunidades. A contratação gerou renda e simbiose entre o projeto e as localidades atendidas. Os prestadores de serviço auxiliam a equipe técnica para a realização do evento. Em média houve a absorção de pelo menos 20 pessoas por localidade, distribuídas entre as funções de segurança, limpeza, divulgação, elétrica e montagem.

Disseminamos a cultura, atrelando o debate e o estímulo pedagógico e intelectual, sensibilizando o público para as diversidades brasileiras, promovendo a integração das comunidades com ações sociais. Estimulamos a formação de um coletivo produtivo, potencializando habilidades educativas, culturais e econômicas dos beneficiários.

Filmes mais votados
1ª Sessão – “Gol a Gol” (Ficção) RS
2ª Sessão – “Cores e Botas” (Ficção) SP
3ª Sessão – “Enciclopédia” (Ficção) RS
4ª Sessão – “Glu” (Animação) DF

[su_spoiler title=”Seleção de Filmes” icon=”plus-square-1″ ]

As Férias de Lord Lucas – Tatiana Nequete
A Fábula da Corrupção – Lisandro Santos
A Guerra de Arturo – Julio Taubkin e Pedro Arantes
Até o Sol Raiá – Fernando Jorge e Leanndro Amorim
A Vida é Curta – Léo Falcão
Cores e Botas – Juliana Vicente
Enciclopédia – Bruno Gularte Barreto
Glu – Turma de Animação da Ozi
Gol a Gol – Bruno Carvalho
Menina Espantalho – Cássio Pereira
Mocó Jack – Luiz Botosso e Thiago Veiga
O Gigante do Papelão – Bárbara Tavares
Retorno de Saturno – Lisandro Santos
Sapateiro – João Vargas Pena
Vai dar Samba – Humberto Avelar
Vivi Viravento – Ale Abreu

[/su_spoiler]

6.820 Beneficiados em 13 sessões

Cronograma de Apresentações

7.000 combos de pipoca e refrigerante distribuídos gratuitamente
250 Kit Lanches escolares distribuídos gratuitamente

Beneficiados 6.820 pessoas em 13 Sessões

01 de Dezembro – Parque União - Complexo da Maré
1.210 Espectadores

02 de Dezembro – Parque Boa Esperança - Cajú
1.200 Espectadores

08 de Dezembro – Conjunto Bento Ribeiro Dantas - Complexo da Maré
1.200 Espectadores

09 de Dezembro - Rocinha II - Cidade de Deus
602 Espectadores

15 e 16 de Dezembro - Campo do Águia de Ouro - Del Castilho
2.408 Espectadores

10 de Julho de 2013 – Escola Municipal Félix Mielli Venerando - Caju.
200 Espectadores

Ficha Técnica

Idealização e Coordenação Geral - Juliana Teixeira
Diretor de Produção e Administração - Acacio Velloso
Produtora de Base - Andreia Cony
Assistente de Produção - Mario Guimarães e Janine Bernhard
Secretária - Luana Souza
Mestres de Cerimônia - Ângelo B e Juliana Teixeira
Equipe de Audiovisual - Projecine
Assessoria de Imprensa - Binômio Comunicação
Making Of e Fotógrafia - Páprica
Equipe de Divulgação - Alunos do Projeto Caminho da Cultura e Mário Gomes
Programação Visual - Eduardo Damm
Autoração de DVD - Conteúdo Filmes
Equipe de Pipoca - Célia e Almir Flores
Realização - Nova Bossa Produções Culturais
Menu