Author Image
facebook

Passageiro do Futuro

Implantado pela primeira vez em 2001 em Bangu, está há 15 anos, em sua 19a edição, oferecendo oficinas de artes cênicas capacitando jovens técnicos em sonorização, iluminação, figurino, cenário, caracterização, interpretação e preparação corporal e vocal. Em geral alunos da rede pública, entre 14 e 21 anos. Com formato itinerante, permanece ao menos 2 anos em cada comunidade, já atuou em Vila Aliança (Bangu), Vila Kennedy (Bangu), Água Santa, Del Castilho, Rio das Pedras, Andaraí, Engenho de Dentro e há três anos ocupa em parceria com o Sesi/ Firjan o prédio do Cemasi na Ladeira dos Tabajaras (Copacabana). Inúmeros Passageiros estão atuando no mercado do entretenimento, na música, no teatro, na televisão, na moda, entre outros segmentos. Mais de 53 comunidades visitadas com a circulação dos espetáculos, em um total de 190 apresentações, já beneficiamos aproximadamente 67.670 pessoas e 1.400 jovens foram atendidos diretamente em quinze anos de projeto.

A AURORA DA MINHA VIDA (2012) Ladeira dos Tabajaras

Projeto cultural capacita para o mercado de trabalho jovens da Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos

Formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho através da capacitação técnica de jovens nas artes cênicas é a principal proposta do projeto Passageiro do Futuro, que está na sua 16ª edição. Pelo segundo ano consecutivo, as comunidades Ladeira dos Tabajaras e Morro dos Cabritos, em Copacabana, recebem a iniciativa da Nova Bossa Produções Culturais, que conta com o patrocínio da Shell Brasil e o Banco BTG Pactual.

O projeto, que é itinerante, formou cerca de mil jovens passando pelas comunidades de Rio das Pedras, Vila Kennedy, Água Santa, Vila Aliança, Bangu, Del Castilho e Andaraí. A cada edição, cerca de 100 jovens entre 16 e 21 anos, frequentam oficinas de sonorização, iluminação, maquiagem, figurino, cenografia, expressão corporal e interpretação. Além disso, participam de dinâmicas de grupo, assistem palestras sobre temas do cotidiano, recebem atendimento individual com assistente social e têm seus rendimentos escolares monitorados.

Seus responsáveis também são envolvidos no plano e participam de reuniões com os representantes das escolas atendidas, com o objetivo de discutir de que forma os ensinamentos adquiridos no projeto estão repercutindo no comportamento desses jovens em casa e na escola, melhorando assim, seus resultados nos estudos e reduzindo a evasão escolar. A comunidade atendida também é favorecida pelo programa, com realizações de atividades e festividades locais, como apresentação de esquetes dos jovens aberta ao público.

O processo criativo do Passageiro do Futuro tem duração de 10 meses e é dividido em três etapas. A primeira é dedicada às oficinas ministradas por profissionais atuantes no mercado e às visitas guiadas aos principais pontos culturais da cidade, como o Theatro Municipal, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Museu Paço Imperial, Museu Histórico Nacional, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, entre outros. A segunda é dedicada à criação, produção e ensaio de um espetáculo teatral. Na última, é realizada a montagem e a circulação do espetáculo itinerante, a turnê preza a vivência profissional e a formação de novas plateias. Os jovens são os responsáveis por todas as etapas do processo, são remunerados com uma bolsa salário e trabalham como artistas e técnicos, confeccionando os figurinos, construindo os cenários, cuidando da sonoplastia e atuando. A peça circula por toda a cidade com entrada franca em teatros, praças, lonas culturais, escolas da rede pública e rede SESC e SESI. Durante esses 12 anos, o Programa já apresentou 16 espetáculos com cerca de 65 mil espectadores.

Cronograma de Apresentações
01 de Novembro, às 15h - C.E. Mendes de Moraes - Ilha do Governador
05 de Novembro, às 11h e 15h30 - Instituto de Educação - Tijuca
19 de Novembro, às 15h - Tijuca Tênis Clube - Tijuca
07 de Novembro, às 16h - C. E. Infante Dom Henrique - Copacabana
09 de Novembro, às 15h - Asilo D.Pedro V – Copacabana
13 e 14 de Novembro, às 15h - Sesc Copacabana - Copacabana
12 de Novembro, às 13h - Instituto Benjamin Constant - Urca
22 de Novembro, às 11h30 e 15h30 - C.E. Amaro Cavalcanti - Largo do Machado
23 de Novembro, às 15h30 - Teatro Municipal do Jockey - Leblon
Ficha Técnica
Coordenação Geral - Juliana Teixeira
Direção de Produção - Acacio Velloso
Produção de Base - Andreia Cony
Administração - Rodrigo Gerstner
Produção Executiva - Andréa Dias
Assistência de Produção - Paulo Tavares
Assistência Social - Daniela Castilho
Monitoria - Washington Marques
Monitoria - Robert Rodrigues
Monitoria - Felipe Juan
Secretária - Luana Sousa
Programação Visual - Eduardo Damm
Assessoria de Imprensa - Lead Comunicação
Capacitadores - Claudio Handrey, Rita Luppi, Andrea Zeni, Chiquinho Morgado, Beatriz Del Negro, Samuel Ramos, Francisco Rocha