Projeto Curta na Praça exibe curtas premiados na Região dos Lagos e Norte Fluminense
Após três anos consecutivos levando o cinema às famílias de comunidades do Rio de Janeiro com pouco acesso à cultura, o Projeto Curta na Praça ganha novos horizontes e apresenta, a partir do dia 21 de maio até 29 de junho, sessões ao ar livre de curtas-metragens premiados, com pipoca e refrigerante de graça, nas cidades de Búzios e Cabo Frio, na Região dos Lagos, e São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e Macaé, no Norte fluminense. Esta edição, patrocinada pela Shell Brasil, vai exibir 26 curtas nacionais de animação, ficção e documentários, ganhadores de diversos prêmios no Brasil e no exterior. “Levar a iniciativa para a região é uma forma de beneficiar as comunidades vizinhas das nossas atividades de produção na Bacia de Campos”, explica Simone Guimarães, gerente de Comunicação e Performance Social da Shell.
A programação exibida pelo Curta na Praça, que leva a magia do cinema a lugares com pouca frequência às salas de projeção e a uma platéia própria, foi montada estrategicamente para o perfil de cada cidade. Para se ter uma idéia, o projeto recebeu mais de 18 mil pessoas nos três anos anteriores e espera receber, nessa edição, cerca de 600 pessoas por exibição. Os títulos selecionados não possuem cenas de violência, sexo ou drogas, mas sim temas que fazem crianças, jovens, adultos e idosos pensarem ou apenas sonharem no escurinho do cinema.
O Curta na Praça, projeto sócio-cultural idealizado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, da Nova Bossa Produções Culturais, tem como objetivo democratizar o cinema brasileiro e resgatar os programas feitos em família. A proposta é atuar no acesso e na formação de público, disseminando valores humanos a partir do cinema.
Com apoio da Coca-Cola, pelo terceiro ano consecutivo, e patrocínio da Shell Brasil, um telão e cadeiras serão montados com capacidade para 600 pessoas com direito a pipoca e refrigerante de graça para o público. A cada sessão exibida serão realizados sorteios e os participantes poderão fazer perguntas para os realizadores convidados e votar no curta que mais gostarem.
Breve histórico do Curta na Praça
A idéia de criar um projeto social que viabilizasse o acesso ao cinema por meio da exibição de curtas-metragens surgiu em 2001, quando Juliana Teixeira produziu seu primeiro curta, ‘A Breve História de Cândido Sampaio’. A partir de então, Juliana participou de festivais internacionais e em todo o Brasil e tornou-se apreciadora do formato.