Pelo terceiro ano consecutivo o curta-metragem virou programa de final de semana em comunidades do Rio de Janeiro.
Esse é o Curta na Praça, projeto sócio-cultural idealizado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, da Nova Bossa Produções Culturais, que tem o objetivo de democratizar o cinema brasileiro e resgatar os programas feitos em família. De 1º de maio a 6 de junho, 20 curtas foram exibidos gratuitamente em seis comunidades do Rio de Janeiro.
A idéia surgiu em 2001, quando Juliana realizou seu primeiro filme neste formato e participou de diversos festivais pelo Brasil, mas só em 2008 o sonho de produzir um projeto social voltado para a circulação de curtas-metragens virou realidade. A proposta é atuar no acesso e na formação de público disseminando valores humanos a partir do cinema.
Ao todo, aproximadamente 18 mil pessoas assistiram aos 30 filmes exibidos e participaram votando para escolher os favoritos nos dois anos do projeto. Para muitos, foi o primeiro contato com o cinema. E por se tratar de um formato bem representativo da cinematografia brasileira, numa única sessão com cinco filmes, pode-se mostrar toda diversidade do que é produzido em diferentes regiões do país.
O Curta na Praça é uma iniciativa cultural gratuita, antenada e familiar, que veio para enriquecer o conhecimento e descontrair um público que possui pouco acesso à grande tela. Os títulos selecionados não possuem cenas de violência, nem sexo, e trazem em suas histórias certas semelhanças com a realidade dos espectadores. A maioria foi premiada em festivais no Brasil e exterior, e alguns estão concorrendo ao Grande Prêmio do Cinema Nacional: “A distração de Ivan” (melhor ficção), “Sweet Karolynne” (melhor documentário) e “A princesa e o violinista”, “O menino que plantava invernos” e “O anão que virou gigante” (melhor animação).
Este ano, além das duas sessões (às 18h e 20h) nas praças de Bonsucesso, Maré, Caju e Del Castilho, houve exibições em duas escolas municipais, na Maré e na Cidade de Deus. Nos anos anteriores mais de seis mil crianças participaram do projeto e este ano foi a vez de mais 2.800 alunos levarem consigo as referências dos temas apresentados nas sessões. Essa parceria destaca o potencial do uso audiovisual na educação, ampliando as possibilidades didáticas.
Com apoio da Coca-Cola e o incentivo do Instituto Invepar e Lamsa, concessionária que administra a Linha Amarela, as sessões nas comunidades ofereceram pipoca e refrigerante gratuitamente para o público.
TOTAL DE 20 FILMES EXIBIDOS
VENCEDORES JURÍ POPULAR
1º Maré Capoeira – Paola Barreto
2º Malasartes Vai a Feira – Eduardo Goldenstein
3º Bicho – Vitor Brand
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A Cidade e o Poeta – Luelane Corrêa
A Distração de Ivan – Cavi Borges e Gustavo Melo
A Princesa e o Violinista – Guto Bozzeti
As Coisas que Moram nas Coisas – Bel Bechara e Sandro Serpa
Bicho – Vitor Brand
Crisálidas – Fernando Mendes
Deus Vai Nos Ajudar – Pedro Carvana
Galinha ao Molho Pardo – Feliciano Coelho
Hotel do Coração Partido – Raioni Assis
Malasartes Vai à Feira – Eduardo Goldenstein
Maré Capoeira – Paola Barreto
Mitos do Mondo – Como Surgiu a Noite? – Andrés Lieban
Mitos do Mondo – Porque o Canguru Salta em Duas Patas? – Andrés Lieban
Muito Além do Chuveiro – Poliana Paiva
O Anão que Virou Gigante – Marão
O Menino que Plantava Inverno – Victor Hugo Borges
Os Filmes Que Não Fiz – Gilberto Scarpa
Sweet Karolynne – Ana Barbara Ramos
Um Lugar Comum – Jonas Brandão
X Coração – Lisandro Santos
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9.240 Beneficiados em 46 Sessões