Circuito Cine Curta

Circuito Cine Curta, em 2016, em sua 7ª edição. Fruto do Curta na Praça, desde sua estreia em 2010, realizou 606 sessões de cinema, levando para 71.792 alunos da rede pública, filmes brasileiros de curta metragem com cunho pedagógico, dos gêneros animação, ficção e documentário, divididos em 4 programas, Educação Infantil, Fundamental I, II e Ensino Médio. Utilizando o cinema como ferramenta dentro da escola, propõe desdobramentos em sala de aula. Distribuição de apostilas pedagógicas, desenvolvidas com o objetivo de apontar caminhos para utilização nas diversas disciplinas do currículo formal, gerando sinergia entre os temas exibidos. Após as exibições votação para escolha da melhor obra e debate com distribuição de kit educação, camiseta, boné e pendrive. Premiação para os trabalhos e as 3 instituições mais criativas e participativas. Parceira das Secretarias de Educação do Estado e Município do Rio de Janeiro.

CIRCUITO CINE CURTA 2014

Em sua quinta edição, “Circuito Cine Curta” leva a magia do cinema

para as escolas públicas do Rio de Janeiro

De 18 de agosto a 11 de setembro de 2014, o projeto apresentou a mais nova safra de curtas-metragens

em nove escolas, nos bairros do Caju, Benfica, Manguinhos, Tijuca e Bonsucesso.

 Em apenas quatro anos de existência, o Circuito Cine Curta comemora sua trajetória com números expressivos. São 46.193 expectadores, 373 sessões, 44 escolas, em 21 bairros cariocas. A edição de 2014, que acontece de 18 de agosto a 11 de setembro, pretende seguir essa bem sucedida cartilha beneficiando mais de 10.000 alunos. Neste ano, o projeto vai abranger nove escolas públicas da cidade, nos bairros do Caju, Benfica, Manguinhos, Tijuca e Bonsucesso (ao final do release, segue a relação das escolas e as datas das exibições).

O Circuito Cine Curta une cinema e pedagogia e apresenta para crianças e jovens, dos 4 aos 18 anos de idade, os melhores e mais recentes curtas-metragens da safra de filmes brasileiros. Para a edição deste ano foram selecionados 12 filmes, entre os gêneros de animação, ficção e documentário, que revelam para os alunos a riqueza da história e cultura do nosso país.

Na programação deste ano, que conta com 88 sessões, destacam-se vários curtas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais, como o documentário “Disque Quilombola” (direção: David Reeks, SP), vencedor de diversos prêmios, dentre os quais o de “Melhor Curta Documentário” no Chicago International Children’s Film Festival 2013 e no Children’s Film Festival Seattle 2013, além do Prêmio Brasil de “Melhor Filme” no 10º Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici); o curta de animação “A Ilha” (direção: Alê Camargo, DF), vencedor na categoria “Melhor Curta” no Brazilian Film Festival of Vancouver 2009, “Melhor Curta Digital” e “Prêmio Especial da Crítica” no Cine PE 2009, dentre outros prêmios; “A Última Reunião Dançante” (direção: Lisandro Santos, RS), vencedor nas categorias “Música Original” e “Melhor Curta Júri Popular” no Prêmio Historias Curtas 2012 (RS), 2º Lugar Júri Popular Mostra Teen – 6° Prêmio Brasil de Cinema Infantil/11º FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil 2013 (RJ), “Melhor Animação”, “Melhor Diretor de Animação”, “Melhor Montagem” e “Melhor Direção de Arte” no 4° Festival de Cinema Curta Amazônia 2013 (RO), dentre outras premiações.

Criado e desenvolvido pela Nova Bossa Produções Culturais, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura do Município do Rio de Janeiro e patrocínio da Valid Soluções e Vinci Partners e Prefeitura do Rio, o principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como uma ferramenta pedagógica, contribuindo para que os alunos tenham maior facilidade de assimilar conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica.

O projeto é idealizado pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, também responsável pela curadoria dos filmes; Maria Lopes, do International Latino Cultural Center- ILCC, responsável pelo International Latino Film Festival of Chicago; e Helio Velloso. Os produtores também contam com a parceria de Talita Arruda, do site Porta Curtas. A curadoria seleciona os filmes de acordo com o potencial pedagógico das obras, a adequação de suas respectivas temáticas ao universo infanto-juvenil e busca explorar a diversidade das regiões representadas.

Além das exibições dos curtas-metragens, os alunos das escolas participantes são estimulados pelos professores e coordenadores a desenvolverem trabalhos sobre os filmes, de acordo com as sugestões de apostilas, roteiros pedagógicos desenvolvidos pelo projeto conforme o segmento educacional e a programação exibida. O projeto cria e desenvolve quatro apostilas correspondentes aos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Um bom exemplo do envolvimento das escolas com a iniciativa são os desdobramentos obtidos na edição de 2012, na qual foram desenvolvidos 150 trabalhos pedagógicos, entre músicas, maquetes, peças de teatro, objetos e brinquedos, além de livros de histórias.

Após cada uma das sessões, a equipe do Circuito Cine Curta promove um debate entre os alunos presentes, que participam do sorteio de um kit pedagógico (contendo camiseta, caneta, lápis, borracha, apontador, giz de cera, lápis de cor, além de uma pasta e um caderno personalizado) e votam nos seus filmes favoritos. Os alunos também são estimulados a realizarem trabalhos sobre os filmes.

Após as exibições, um grupo de curadores, formado por profissionais das Secretarias de Educação do Estado e do Município do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, se reúne para avaliar os melhores trabalhos. A escola vencedora ganha uma festa com buffet e DJ para todas as crianças, jovens e para o corpo docente da escola, que ainda recebe um troféu.

O Circuito Cine Curta começou em 2010, quando Juliana Teixeira percebeu uma carência cultural – principalmente na área cinematográfica – em determinadas regiões da cidade e resolveu levar o cinema, num primeiro momento, às praças públicas de regiões carentes, através do “Projeto Curta na Praça”, criado em 2008. “Nosso objetivo ao levar os filmes brasileiros para dentro de sala de aula é mobilizar os alunos e o corpo decente, unindo de forma criativa educação e cultura, assim formando plateias participativas e críticas”, ressalta Juliana. 

Cronograma de Apresentações

18/08/2014 – Escola Municipal Felix Mieli Venerando – Caju
20/08/2014 – Escola Municipal Laura Sylvia Mendes Pereira – Caju
21 e 22/08/2014 – Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas – Caju
25/08/2014 – Escola Municipal Gonzaga da Gama Filho – Benfica
27/08/2014 – C.E. Compositor Luiz Carlos da Vila – Manguinhos
28 e 29/08/2014 – Escola Municipal Uruguai – Benfica
03 e 04/09/2014 – ISERJ – Instituto Superior de Educação – Tijuca
09/09/2014 – Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes – Caju
10 e 11/09/2014 – Escola Municipal Ruy Barbosa – Bonsucesso

Escolas: 9 Sessões: 88 Público estimado (alunos e professores): 12.000 espectadores

Ficha Técnica

Idealização e Coordenação Geral - Juliana Teixeira
Coordenadora Pedagógica - Alessandra Mattos
Diretor de Produção - Acacio Velloso
Produção de Base - Eduardo Laus
Assistente de Produção - Vinícius Guima
Pedagoga - Leyla Abrantes
Curadoria de fi lmes - Maria Lopez, Helio Velloso, Thalita Arruda e Juliana Teixeira
Redes Sociais - Alaina Paisan
Making of - Vira Lata Produções
Fotografia - Páprica Fotografia
Programação Visual - Patrícia Gerstner [ psdesign ]
Assessoria Imprensa - Ciranda Assessoria de Comunicação
Equipe de Audiovisual - Projecine
Transporte - JL Viana
Equipe de Montagem - Alexandre Maltez, André Nascimento e Marcos Silva
Realização - Nova Bossa Produções Culturais Ltda
Menu