Circuito Cine Curta

Circuito Cine Curta, em 2016, em sua 7ª edição. Fruto do Curta na Praça, desde sua estreia em 2010, realizou 606 sessões de cinema, levando para 71.792 alunos da rede pública, filmes brasileiros de curta metragem com cunho pedagógico, dos gêneros animação, ficção e documentário, divididos em 4 programas, Educação Infantil, Fundamental I, II e Ensino Médio. Utilizando o cinema como ferramenta dentro da escola, propõe desdobramentos em sala de aula. Distribuição de apostilas pedagógicas, desenvolvidas com o objetivo de apontar caminhos para utilização nas diversas disciplinas do currículo formal, gerando sinergia entre os temas exibidos. Após as exibições votação para escolha da melhor obra e debate com distribuição de kit educação, camiseta, boné e pendrive. Premiação para os trabalhos e as 3 instituições mais criativas e participativas. Parceira das Secretarias de Educação do Estado e Município do Rio de Janeiro.

CIRCUITO CINE CURTA 2012

Circuito Cine Curta quer formar cidadãos e platéias em escolas públicas do Rio.

Pela segunda vez no ensino público do Rio, as secretarias de Educação do Estado e do Município do Rio de Janeiro, em parceria com a iniciativa privada, selecionaram dez escolas que são referência e formam professores, com cerca de oito mil alunos, para aplicar um projeto de reforço escolar que une cinema e pedagogia – Circuito Cine Curta.

Desde 26 de outubro e até o final de novembro, o Circuito Cine Curta, uma iniciativa da produtora cultural Juliana Teixeira, vai levar o que foi produzido de melhor em curtas metragens – animação, ficção e documentário – para essas escolas da rede pública localizadas eCircuito Cine Curta leva cultura e entretenimento para escolas públicas do Rio de Janeiro.

Projeto contempla os bairros do Caju, Ilha do Governador, Tijuca e Barra

Pelo 3° ano consecutivo, a Nova Bossa Produções Culturais e as secretarias de Educação do Estado e do Município do Rio de Janeiro, investem em um projeto que une cinema e pedagogia, o Circuito Cine Curta.

De 19 de setembro a 13 de novembro de 2012, o Circuito Cine Curta leva o que foi produzido de melhor em curtas-metragens brasileiros para 16 escolas da rede pública e instituições localizadas nos bairros do Caju, Ilha do Governador, Tijuca e Barra da Tijuca. A meta do projeto é atingir mais de 18.000 alunos de diferentes faixas de idade, que vão dos 03 aos 20 anos. Foram selecionados 16 filmes, dos gêneros animação, ficção e documentário que mostram a história e cultura do Brasil.

O principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como ferramenta pedagógica, fazendo com que os alunos tenham maior facilidade de assimilação de conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica. O Circuito Cine Curta já atendeu nas duas edições passadas 27 escolas da rede pública de educação do Rio de Janeiro, beneficiando mais de 22.500 alunos.

O projeto é idealizado pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, responsável pela curadoria dos filmes exibidos. Tudo começou quando Juliana percebeu uma carência cultural, principalmente cinematográfica, em determinadas regiões da cidade e resolveu levar o cinema num primeiro momento às praças públicas de regiões carentes com o Projeto Curta na Praça, criado em 2008. Daí nasceu o Circuito Cine Curta em 2010! “É muito gratificante conseguirmos apresentar o cinema brasileiro como ferramenta de estudo nas escolas. É uma grande oportunidade propiciar um ambiente de estudo mais criativo e estimulante para as crianças”, afirma Juliana Teixeira.

Além das exibições dos filmes, os alunos das escolas participantes desenvolverão trabalhos sobre os curtas e ao final do projeto, os melhores trabalhos e escolas serão premiados: com festa, troféus e filmes para o acervo. O Circuito Cine Curta tem o patrocínio da Shell Brasil Petróleo e Valid Soluções em parceria com as leis de Incentivo à Cultura do Governo Federal e da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O processo pedagógico

1ª Etapa: Conversa das pedagogas do CCC com os professores de cada unidade escolar. Nesse encontro é apresentado as apostilas pedagógicas do Projeto além de ativar o vinculo participativo.

2ª etapa: Os filmes serão apresentados nos auditórios, e ao fim de cada sessão, haverá um debate e sorteio. Também serão distribuídos kits educacionais. Na ocasião será proposto trabalhos sobre os filmes, através de uma apostila pedagógica que indica possíveis caminhos em cada disciplina e também através de livre criação, estimuladas e acompanhadas por duas pedagogas do CCC.

3ª Etapa: Votação dos alunos para eleger os filmes que mais agradaram.

4ª Etapa: Dentro da rotina escolar, os alunos desenvolverão trabalhos com os professores a partir das exibições usando como base as apostilas disponibilizadas para cada segmento educacional.

5ª Etapa: Em novembro, ao final do projeto, a curadoria, formada por profissionais da educação e do terceiro setor, seleciona as escolas a serem premiadas.

Cronograma de Apresentações

Dia 9 de Setembro - E.M. Sergio Buarque de Holanda - Barra da Tijuca

Dias 20 e 21 de Setembro - E.M. Rodrigo Otávio - Ilha do Governador
Dia 24 de Setembro - E.M. Cuba - Ilha do Governador
Dias 26 de Setembro e 01 de Outubro - E.M. Conjunto Praia da Bandeira - Ilha do Governador
Dia 28 de Setembro - E. M. Candido Portinari - Ilha do Governador
Dias 03 de Outubro e 14 de Novembro - E.M. Marechal Esperidião Rosas - Caju
Dias 04, 05, 10,17 de Outubro e 12 de Novembro - C.E. Vicente Jannuzzi - Barra da Tijuca
Dias 08 e 09 de Outubro - C.E. Prefeito Mendes De Moraes - Ilha Do Governador
Dia 11 de Outubro - Ciep- Henfil - Caju
Dia 16 de Outubro - E.M. Marechal Mascarenhas De Moraes - Caju
Dia 18 de Outubro E.M. Professora Laura Sylvia Mendes Pereira - Caju
Dia 10 de Outubro - E.M. Leonel Azevedo - Ilha Do Governador
Dias 25 e 26 de Outubro - E.M. Dunshee de Abranches - Ilha Do Governador
Dia 29 de Outubro - Fundação Gol De Letra - Caju
Dias 30 e 31 de Outubro - E.M. Frederico Trotta - Barra da Tijuca
Dias 06, 07 e 08 de Novembro - Instituto Superior Do Rio De Janeiro - Tijuca

Ficha Técnica

Idealização e Coordenação Geral - Juliana Teixeira
Diretor de Produção - Acacio Velloso
Produtora Executiva - Juliana Stuart
Produtora de Base - Andreia Cony
Assistente de Produção - Janine Bernhard
Making Of /Fotógrafia - Páprica
Design Gráfico - Eduardo Damm
Assessoria de Imprensa - Lead Comunicação
Realização - Nova Bossa Produções Culturais
Menu