Circuito Cine Curta quer formar cidadãos e platéias em escolas públicas do Rio.
Pela segunda vez no ensino público do Rio, as secretarias de Educação do Estado e do Município do Rio de Janeiro, em parceria com a iniciativa privada, selecionaram dez escolas que são referência e formam professores, com cerca de oito mil alunos, para aplicar um projeto de reforço escolar que une cinema e pedagogia – Circuito Cine Curta.
Desde 26 de outubro e até o final de novembro, o Circuito Cine Curta, uma iniciativa da produtora cultural Juliana Teixeira, vai levar o que foi produzido de melhor em curtas metragens – animação, ficção e documentário – para essas escolas da rede pública localizadas eCircuito Cine Curta leva cultura e entretenimento para escolas públicas do Rio de Janeiro.
Projeto contempla os bairros do Caju, Ilha do Governador, Tijuca e Barra
Pelo 3° ano consecutivo, a Nova Bossa Produções Culturais e as secretarias de Educação do Estado e do Município do Rio de Janeiro, investem em um projeto que une cinema e pedagogia, o Circuito Cine Curta.
De 19 de setembro a 13 de novembro de 2012, o Circuito Cine Curta leva o que foi produzido de melhor em curtas-metragens brasileiros para 16 escolas da rede pública e instituições localizadas nos bairros do Caju, Ilha do Governador, Tijuca e Barra da Tijuca. A meta do projeto é atingir mais de 18.000 alunos de diferentes faixas de idade, que vão dos 03 aos 20 anos. Foram selecionados 16 filmes, dos gêneros animação, ficção e documentário que mostram a história e cultura do Brasil.
O principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como ferramenta pedagógica, fazendo com que os alunos tenham maior facilidade de assimilação de conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica. O Circuito Cine Curta já atendeu nas duas edições passadas 27 escolas da rede pública de educação do Rio de Janeiro, beneficiando mais de 22.500 alunos.
O projeto é idealizado pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, responsável pela curadoria dos filmes exibidos. Tudo começou quando Juliana percebeu uma carência cultural, principalmente cinematográfica, em determinadas regiões da cidade e resolveu levar o cinema num primeiro momento às praças públicas de regiões carentes com o Projeto Curta na Praça, criado em 2008. Daí nasceu o Circuito Cine Curta em 2010! “É muito gratificante conseguirmos apresentar o cinema brasileiro como ferramenta de estudo nas escolas. É uma grande oportunidade propiciar um ambiente de estudo mais criativo e estimulante para as crianças”, afirma Juliana Teixeira.
Além das exibições dos filmes, os alunos das escolas participantes desenvolverão trabalhos sobre os curtas e ao final do projeto, os melhores trabalhos e escolas serão premiados: com festa, troféus e filmes para o acervo. O Circuito Cine Curta tem o patrocínio da Shell Brasil Petróleo e Valid Soluções em parceria com as leis de Incentivo à Cultura do Governo Federal e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O processo pedagógico
1ª Etapa: Conversa das pedagogas do CCC com os professores de cada unidade escolar. Nesse encontro é apresentado as apostilas pedagógicas do Projeto além de ativar o vinculo participativo.
2ª etapa: Os filmes serão apresentados nos auditórios, e ao fim de cada sessão, haverá um debate e sorteio. Também serão distribuídos kits educacionais. Na ocasião será proposto trabalhos sobre os filmes, através de uma apostila pedagógica que indica possíveis caminhos em cada disciplina e também através de livre criação, estimuladas e acompanhadas por duas pedagogas do CCC.
3ª Etapa: Votação dos alunos para eleger os filmes que mais agradaram.
4ª Etapa: Dentro da rotina escolar, os alunos desenvolverão trabalhos com os professores a partir das exibições usando como base as apostilas disponibilizadas para cada segmento educacional.
5ª Etapa: Em novembro, ao final do projeto, a curadoria, formada por profissionais da educação e do terceiro setor, seleciona as escolas a serem premiadas.