Circuito Cine Curta

Circuito Cine Curta, em 2016, em sua 7ª edição. Fruto do Curta na Praça, desde sua estreia em 2010, realizou 606 sessões de cinema, levando para 71.792 alunos da rede pública, filmes brasileiros de curta metragem com cunho pedagógico, dos gêneros animação, ficção e documentário, divididos em 4 programas, Educação Infantil, Fundamental I, II e Ensino Médio. Utilizando o cinema como ferramenta dentro da escola, propõe desdobramentos em sala de aula. Distribuição de apostilas pedagógicas, desenvolvidas com o objetivo de apontar caminhos para utilização nas diversas disciplinas do currículo formal, gerando sinergia entre os temas exibidos. Após as exibições votação para escolha da melhor obra e debate com distribuição de kit educação, camiseta, boné e pendrive. Premiação para os trabalhos e as 3 instituições mais criativas e participativas. Parceira das Secretarias de Educação do Estado e Município do Rio de Janeiro.

CIRCUITO CINE CURTA 2010

Projeto forma cidadãos e platéias exibindo curtas em escolas públicas do Rio.

Pela primeira vez no ensino público do Rio, cinema e pedagogia entram em ação para educar e formar novas platéias. Pelo menos 20 mil estudantes da rede pública vão ganhar a partir do dia 30 de agosto um reforço escolar divertido e importante para o seu desenvolvimento cultural: o projeto social Circuito Cine Curta.Até o 08 de outubro, o Circuito Cine Curta vai levar o que foi produzido de melhor em curtas metragens para escolas da rede pública localizadas em comunidades carentes do Rio de Janeiro, contemplando alunos de 03 a 20 anos. São 20 filmes ganhadores de diversos prêmios, no Brasil e no exterior, que serão exibidos em 18 escolas, mostrando um pouco da história, da cultura e dos valores do Brasil com entretenimento, jogos e premiação.

São vários os destaques do projeto. A alta qualidade do material cinematográfico exibido é um deles. São filmes premiados nos maiores festivais, produzidos em sete estados brasileiros e abrangendo as regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Essa variedade de linguagens e culturas diferentes, apresentadas em filmes de ficção, documentários e animações, oferece aos alunos das escolas uma oportunidade única de conhecer melhor o país onde vive, a sua gente e, até mesmo, conhecer melhor a si próprio.

O objetivo é utilizar o cinema como ferramenta pedagógica, fazendo com que os alunos tenham maior facilidade de assimilação de conhecimento e melhorando seu rendimento também nas disciplinas tradicionais. Para isso, foram escolhidos filmes premiados, como “Galinha ao Molho Pardo”, curta inspirado num conto de Fernando Sabino, dirigido por Feliciano Coelho, e grande vencedor do “Premio de Júri Popular no Miami Film Festival”. Além dele, os alunos terão a chance de ver o documentário “Mauro Shampoo: Jogador, Cabeleireiro e Homem”, filme que soma em seu currículo mais de 15 prêmios, entre eles o prestigiado prêmio de Melhor Curta no ABC – Academia Brasileira de Cinematografia 2006 e Melhor Curta – Júri Popular no Festival do Rio, também em 2006 e “O Anão que Virou Gigante”, 3° colocado no festival Anima Mundi 2010.

O processo pedagógico

Os filmes serão apresentados nos auditórios das escolas e, ao fim de cada sessão, haverá um debate com os alunos, onde será distribuido um “kit educação”, composto por lápis, caneta, caderno, borracha, apontador e apostila específica, outro detalhe que dá destaque ao projeto. Com o material em mãos, será proposto aos alunos que desenvolvam trabalhos com suas impressões sobre os filmes, através de livre criação, estimuladas e acompanhadas por uma pedagoga, indicada pela Secretaria Estadual de Educação. O processo se dará em etapas que incluem a apresentação dos filmes, debate e votação dos alunos para eleger os filmes que mais agradaram. Posteriormente, as crianças trabalharão em conjunto com os professores de todas as disciplinas tradicionais, em cima do material específico, as apostilas, pensadas somente para esse projeto e desenvolvidas dentro do parâmetro curricular federal, um feito inédito no Estado e que trará desdobramentos profundos na vida acadêmica dos alunos, além de também ser um marco ao longo caminho para valorização da educação e consequente desenvolvimento da cidadania dos envolvidos. Ao final do projeto, em 08 de outubro, os melhores trabalhos serão premiados com troféus para os três primeiros lugares e eles também serão exibidos nas escolas.

O projeto é idealizado pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, que ao perceber a carência cultural e, especificamente, a carência cinematográfica de determinadas regiões da cidade, resolveu ir à luta e buscar apoio para levar o cinema num primeiro momento às praças públicas de regiões carentes (Projeto Curta na Praça, de 2008) e, agora, às escolas. O projeto tem o apoio do Hospital Samaritano e do Metrô Rio – Instituto Invepar, com o objetivo de incentivar a formação de novos públicos, com capacidade crítica e formação cultural adequada, além de estimular os diretores e o mercado de curtas no Brasil.

Cronograma de Apresentações

Dia 30 de Agosto - E.M. Telêmaco Gonçalves Maia - Pavuna
Dia 31 de Agosto - E.M. Deputado Hilton Gama - Pavuna
Dia 01 de Setembro - E.M. Escultor Leão Velloso - Pavuna
Dia 03 de Setembro - E.M. Charles Anderson Weaver - Coelho Neto
Dia 08 de Setembro - E.M. Ceará - Inhaúma
Dia 09 de Setembro - E.M. Eurico Sales - Inhaúma
Dia 10 de Setembro - E.M. Ceará - Inhaúma
Dia 14 e 15 de Setembro - E.M. Pernambuco - Maria da Graça
Dia 16 de Setembro - E.M. Dilermando Cruz - Ramos
Dia 20 e 22 de Setembro - C.E. Marechal João Baptista de Mattos - Coelho Neto
Dia 23 de Setembro - E.M. George Sumner - Riachuelo
Dia 24 de Setembro - CIEP Presidente Agostinho Neto - Humaitá
Dia 27 de Setembro - E.M. Pres. Arthur da Costa e Silva - Botafogo
Dia 04 de Outubro - E.M. Bahia - Bonsucesso
Dia 05 de Outubro - C.E. Professor Horácio Macedo - Maria da Graça
Dia 06 de Outubro - E.M. Monte Castelo - Acari
Dia 07 de Outubro - E.M. General Osório - Coelho Neto
Dia 08 de Outubro - E.M. Joaquim Ribeiro - Inhaúma

Ficha Técnica

Idealização e Coordenação - Juliana Teixeira
Produção Executiva e Apresentador - Acacio Velloso
Produção e Apresentador - Leonardo Braga
Coordenadora Pedagógica - Alessandra Matos
Operador Projeção e Montagem - Rildo
Transporte - Sr. Valmir
Fotógrafos - Ana Paula Rodrigues e Daniel Chiacos
Assessoria de Imprensa - JLS Comunicação e Associados
Programador Visual - Eduardo Damm
Realização – Nova Bossa Produções Culturais
Menu