PROJETO COMEMORA 10 ANOS E ENCENA CLÁSSICO DE MARIA CLARA MACHADO (2010)
“CAMINHO DA CULTURA FORMA JOVENS DE BAIXA RENDA EM OFICINAS TÉCNICAS E DE INTERPRETAÇÃO TEATRAL”
No próximo dia 21, estréia o espetáculo “Quem Matou o Leão”, às 14h, no Teatro Carlos Werneck na Praia do Flamengo.
A montagem desse clássico de Maria Clara Machado, tem em seu elenco jovens atores que participaram do projeto Passageiro do Futuro.Criado há dez anos na comunidade de Vila Aliança, em Bangu, o projeto em 2010 atendeu jovens dos bairros do Andaraí , Del Castilho e adjacências.
Durante três meses, alunos da rede estadual e municipal de ensino tiveram oficinas técnicas e de interpretação em artes cênicas com profissionais da área.À frente ou atrás das cortinas, são eles que dão vida aos personagens, desenvolvem o figurino, montam o cenário, definem a iluminação e a maquiagem.
Além das aulas práticas eles visitaram centros culturais, museus, foram ao teatro e conheceram alguns ateliês.
O projeto também acompanha o desempenho escolar dos estudantes matriculados. Ao todo foram atendidos esse ano 80 alunos com idade entre 14 e 21 anos.
“Fazemos uma integração entre os pais e a escola, envolvendo todos para auxiliar o aluno.
Além disso, estabelecemos um paralelo entre as oficinas e as matérias do currículo formal”, explica a atriz e idealizadora do projeto Juliana Teixeira.
Além da melhora no rendimento escolar muitos jovens saem com conhecimento técnico que pode se transformar em profissão e garantir renda graças ao que aprenderam nas oficinas.Para estimular os participantes, o Passageiro do Futuro também remunera os alunos com uma bolsa-auxilio no valor de R$150 mensais, durante o tempo em que iniciam os ensaios até a estréia. Após a estréia na Zona Sul o espetáculo dirigido por Beto Brown, vai percorrer escolas e teatros em outras áreas da cidade.
O Passageiro do Futuro: 10 anos de arte e cidadania O Passageiro do Futuro é uma idealização da Nova Bossa Produções Culturais em comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro, com patrocínio da Lansa, Metrô Rio e Hospital Samaritano. Itinerante, com turmas em Vila Kennedy, Água Santa, Vila Aliança e agora no Andaraí e Del Castilho,formou até hoje mais de 800 alunos da rede pública de ensino.
“Nossa maior meta é ampliar as possibilidades de trabalho para estes jovens.Podemos aproveitar a força do mercado de entretenimento do Rio e prepara-los para atuar nos diversos segmentos, seja música,cinema,artes visuais e moda”, explica Juliana Teixeira idealizadora do projeto.
Sobre o espetáculo “Quem Matou o Leão” Um clássico infantil de Maria Clara Machado com adaptação do diretor Beto Brown e da atriz e produtora Juliana Teixeira.
Comentário de alunos do projeto:
Esther Moreira, 16 anos ( maquiagem) –“ Acabei escolhendo a oficina de maquiagem, que além de ter me proporcionado uma nova experiência, pude conhecer um pouco melhor os bastidores de um espetáculo teatral. Penso em me aprimorar entrando em outros cursos profissionalizantes de maquiagem indicado pelos organizadores”
Elys Regina, 14 anos (atriz) – “Cheguei ao Rio a pouco tempo, vindo do Piauí, e pretendo investir numa carreira de atriz. Sempre fui muito curiosa ao assistir televisão e observar a interpretação dos atores”.
Rodrigo Ferreira, 14 anos(cenografia) -“Descobri na oficina de cenografia que eu posso ganhar a vida com isso. O teatro abre portas, fiz boas amizades ao longo dos ensaios”