Caminho da Cultura

No Caminho da Cultura o objetivo é unir cultura e educação para ampliar os horizontes e reduzir a evasão escolar possibilitando o contato com às artes através de cinco oficinas, palestras e visitas guiadas a locais culturais.

QUEM MATOU O LEÃO (2010) Rio das Pedras

PROJETO COMEMORA 10 ANOS E ENCENA CLÁSSICO DE MARIA CLARA MACHADO (2010)

“CAMINHO DA CULTURA FORMA JOVENS DE BAIXA RENDA EM OFICINAS TÉCNICAS E DE INTERPRETAÇÃO TEATRAL”

No próximo dia 21, estréia o espetáculo “Quem Matou o Leão”, às 14h, no Teatro Carlos Werneck na Praia do Flamengo.

A montagem desse clássico de Maria Clara Machado, tem em seu elenco jovens atores que participaram do projeto Passageiro do Futuro.Criado há dez anos na comunidade de Vila Aliança, em Bangu, o projeto em 2010 atendeu jovens dos bairros do Andaraí , Del Castilho e adjacências.

Durante três meses, alunos da rede estadual e municipal de ensino tiveram oficinas técnicas e de interpretação em artes cênicas com profissionais da área.À frente ou atrás das cortinas, são eles que dão vida aos personagens, desenvolvem o figurino, montam o cenário, definem a iluminação e a maquiagem.

Além das aulas práticas eles visitaram centros culturais, museus, foram ao teatro e conheceram alguns ateliês.

O projeto também acompanha o desempenho escolar dos estudantes matriculados. Ao todo foram atendidos esse ano 80 alunos com idade entre 14 e 21 anos.

“Fazemos uma integração entre os pais e a escola, envolvendo todos para auxiliar o aluno.

Além disso, estabelecemos um paralelo entre as oficinas e as matérias do currículo formal”, explica a atriz e idealizadora do projeto Juliana Teixeira.

Além da melhora no rendimento escolar muitos jovens saem com conhecimento técnico que pode se transformar em profissão e garantir renda graças ao que aprenderam nas oficinas.Para estimular os participantes, o Passageiro do Futuro também remunera os alunos com uma bolsa-auxilio no valor de R$150 mensais, durante o tempo em que iniciam os ensaios até a estréia. Após a estréia na Zona Sul o espetáculo dirigido por Beto Brown, vai percorrer escolas e teatros em outras áreas da cidade.

O Passageiro do Futuro: 10 anos de arte e cidadania O Passageiro do Futuro é uma idealização da Nova Bossa Produções Culturais em comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro, com patrocínio da Lansa, Metrô Rio e Hospital Samaritano. Itinerante, com turmas em Vila Kennedy, Água Santa, Vila Aliança e agora no Andaraí e Del Castilho,formou até hoje mais de 800 alunos da rede pública de ensino.

“Nossa maior meta é ampliar as possibilidades de trabalho para estes jovens.Podemos aproveitar a força do mercado de entretenimento do Rio e prepara-los para atuar nos diversos segmentos, seja música,cinema,artes visuais e moda”, explica Juliana Teixeira idealizadora do projeto.

Sobre o espetáculo “Quem Matou o Leão” Um clássico infantil de Maria Clara Machado com adaptação do diretor Beto Brown e da atriz e produtora Juliana Teixeira.

Comentário de alunos do projeto:

Esther Moreira, 16 anos ( maquiagem) –“ Acabei escolhendo a oficina de maquiagem, que além de ter me proporcionado uma nova experiência, pude conhecer um pouco melhor os bastidores de um espetáculo teatral. Penso em me aprimorar entrando em outros cursos profissionalizantes de maquiagem indicado pelos organizadores”

Elys Regina, 14 anos (atriz) – “Cheguei ao Rio a pouco tempo, vindo do Piauí, e pretendo investir numa carreira de atriz. Sempre fui muito curiosa ao assistir televisão e observar a interpretação dos atores”.

Rodrigo Ferreira, 14 anos(cenografia) -“Descobri na oficina de cenografia que eu posso ganhar a vida com isso. O teatro abre portas, fiz boas amizades ao longo dos ensaios”

Cronograma de Apresentações

Dia 21 de Novembro às 14h - Teatro Carlos Werneck – Praia do Flamengo
Dia 25 de Novembro às 14h - CIEP Patrice Lumumba – Del Castilho
Dia 26 de Novembro às 14h - CIEP Operario Vicente Mariano - Bonsucesso
Dia 27 de Novembro às 16h - CIEP Patrice Lumumba – Del Castilho
Dia 30 de Novembro às 15h - Centro de Artes Calouste Gulbenkian - Praça Onze
Dia 02 de Dezembro às 13h30 - CIEP Samoura Machel - Bonsucesso
Dia 03 de Dezembro ás 15h20 - E.M Pedro Aleixo - Cidade de Deus
Dia 07 de Dezembro às 14h - E.M Nova Holanda - Bonsucesso.
Dia 09 de Dezembro ás 15:00 - Museu da Maré - Maré
Dia 11 de Dezembro às - Associação União de Del Castilho - Del Castilho

Ficha Técnica

Coordenação - Juliana Texeira
Produtor Executivo/Administração - Acacio Velloso
Assistente Produção - Vanderson Rogerio
Assistente Social - Regina Amorim
Interpretação/ Texto - Beto Brown
Preparação Vocal/ Corpal - Rita Luppi
Cenografia - Joana Passi de Moraes
Figurino - Bia del Negro
Maquiagem - Chiquinho Morgado
Menu