Caminho da Cultura

No Caminho da Cultura o objetivo é unir cultura e educação para ampliar os horizontes e reduzir a evasão escolar possibilitando o contato com às artes através de cinco oficinas, palestras e visitas guiadas a locais culturais.

ALÉM DA LENDA DO MINOTAURO (2009) Rio das Pedras

“CAMINHO DA CULTURA FORMA JOVENS DE BAIXA RENDA EM OFICINAS TÉCNICAS E DE INTERPRETAÇÃO TEATRAL”

Trabalho realizado na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste, circula com a peça “Além da Lenda do Minotauro” em novembro Para dar novas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, possibilitar o contato com a arte e aumentar a sociabilidade e rendimento escolar de jovens de baixa, o projeto Caminho da Cultura desembarcou em 2009 na comunidade de Rio das Pedras, na Zona Oeste da cidade, com sete oficinas de capacitação em áreas técnicas da indústria do entretenimento. Ao longo do ano, 40 jovens tiveram aulas de sonorização, iluminação, maquiagem, figurino, cenografia, expressão corporal e interpretação e agora mostram o resultado do aprendizado com a peça “Além da Lenda do Minotauro”, que circula pela cidade em novembro sob direção de Samir Murad. Baseado na lenda grega “Teseu e o Minotauro”, o espetáculo ressalta a luta de um povo pela liberdade e contra a ambição de seus governantes, abordando como as relações familiares podem ser determinantes para o rumo de nossas vidas. As apresentações, que têm entrada franca, acontecem em escolas da rede pública, no Sesc do Engenho de Dentro, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Museu Histórico Nacional,no Instituto Benjamin Constant, entre outros.

Idealizado e coordenado pela atriz Juliana Teixeira, o Caminho da Cultura, em sete anos de atuação na cidade, já passou por Água Santa, na Zona Norte, e agora dá oportunidade aos jovens de Rio das Pedras. Até hoje, cerca de 400 jovens foram assistidos. “Senti na pele a necessidade da renovação. Tive muitos problemas com equipe técnica em peças que eu produzi. Não existem escolas, geralmente passa de pai pra filho. Com isso, achei que podia encontrar bons profissionais nas comunidades carentes”, afirma a atriz ao abordar o foco do projeto realizado pela produtora Nova Bossa e patrocinado pela BHP Billiton. Em “Além da Lenda do Minotauro”, os jovens são os responsáveis por todas as etapas da montagem. São eles que concebem figurino, constroem o cenário e cuidam da sonoplastia e iluminação, além de darem vida aos personagens.

Educação e cultura para transformar. Complementando as oficinas, há aulas de reforço escolar, visitas guiadas a teatros e centros culturais, palestras e assistência social. O objetivo é unir cultura e educação para abrir novas frentes de trabalho no mercado de entretenimento e reduzir a evasão escolar, melhorando o rendimento do aluno. “Nossa meta maior é ampliar as possibilidades de trabalho para estes jovens. Podemos aproveitar a força do mercado de entretenimento do Rio e prepará-los para atuar nos diversos segmentos, seja música, cinema, artes visuais ou moda. Além disso, percebemos um impacto importante na vida da comunidade, pois os estimulamos a aplicar os ensinamentos para melhorar a vida cultural local, e na aproximação desses jovens no núcleo familiar”, completa Juliana.

Com quase vinte anos de carreira, Juliana Teixeira tem extensa experiência no teatro e participação em grandes projetos no cinema e na TV. Na televisão, estreou na TV Globo, na novela Vida Nova, de Benedito Rui Barbosa, e participou das produções Lua Cheia de Amor, De Corpo e Alma, Sete Pecados, Eterna Magia e O Profeta. No cinema, está em produções brasileiras e estrangeiras, dentre elas O Homem Nu, de Hugo Carvana, e Matou a família e foi ao cinema, de Neville de Almeida. Como produtora, realizou os curtas A Breve História de Candido Sampaio (2003), Ratoeira (2004) e Deus Vai nos Ajudar (2008). No teatro produziu e protagonizou cinco espetáculos, dentre eles Inês de Castro – Rainha Morta (2005). Este ano participou do seriado A Lei e O Crime, na TV Record. Atualmente desenvolve o projeto de teatro “Aos Domingos”, de Julia Spadacini, previsto para estrear em 2010.

Cronograma de Apresentações

03 de Novembro, às 16h - Colégio Rainha – Jacarepaguá.
04 de Novembro, às 16h - CAIC Escola Estadual Euclides da Cunha – Rio das Pedras.
05 de Novembro, às 16h - Castelo das Pedras – Rio das Pedras
06 de Novembro, às 16h - Escola Municipal Vitor Hugo - Jacarepaguá
10 de Novembro, às 15h30 - SESC Engenho de Dentro – Engenho de Dentro
11 de Novembro, às 15h - Museu Histórico Nacional - Centro
13 de Novembro, às 15h - Centro de Artes Calouste Gulbenkian - Praça Onze
14 de Novembro, às 17h - AMARP – Praça da AMARP - Rio das Pedras
15 de Novembro, às 16h - CAIC Escola Estadual Euclides da Cunha – Rio das Pedras

Ficha Técnica

Idealização e Coordenação - Juliana Teixeira
Produção Executiva e Administração - Acacio Velloso
Produção Executiva - Vanessa Galvão
Assistente de Produção - Andrea Dias
Assistente Administrativo/Base - Letícia Mota
Assistente Social - Sheyla Matos
Interpretação/ Texto - Samir Murad
Corpo / Voz - Isabel Cahavarri
Cenografia - Otávio Avancini
Maquiagem - Cléia Tomaz
Figurino - Bia Del Negro
Monitores – Lisandra, Débora Christina, Fabrício, Mário Jesus
Menu