Caminho da Cultura

No Caminho da Cultura o objetivo é unir cultura e educação para ampliar os horizontes e reduzir a evasão escolar possibilitando o contato com às artes através de cinco oficinas, palestras e visitas guiadas a locais culturais.

A FESTA (2003) Água Santa

Jovens de Água Santa, na Zona Norte, se apresentam no Sesc do Engenho de Dentro com entrada gratuita para o público

Depois da estréia no Centro Cultural Banco do Brasil, o grupo teatral do Projeto Caminho da Cultura encerra a temporada da peça “A Festa” esta semana, no Sesc-Engenho de Dentro. As apresentações vão de quinta, dia 19, a domingo, dia 21, às 18h, com entrada gratuita para o público. O espetáculo aborda temas relacionados à adolescência, como amizade, comunidade, drogas e relações familiares. O texto é de autoria da professora Mônica Alvarenga com a colaboração de todos os participantes.

O Caminho da Cultura é patrocinado pela LAMSA, concessionária da Linha Amarela, e é coordenado pela atriz Juliana Teixeira. No projeto, os jovens atores tiveram aulas e participaram de oficinas com especialistas em cenário, figurino, expressão corporal, interpretação, trilha sonora e iluminação. “Nosso objetivo é  contribuir para a diminuição de questões, como evasão escolar e a violência urbana, visando a melhoria da qualidade de vida e o resgate da cidadania das comunidades que estão ao redor da via expressa”, explica Izabel Lélis, gerente de desenvolvimento social da Linha Amarela.

Ao todo participam 25 estudantes de escolas públicas, de Água Santa, na Zona Norte do Rio, na faixa dos 14 aos 18 anos. Além de proporcionar uma atividade prazerosa e rara na região, o projeto está ampliando os conhecimentos culturais dos jovens. O projeto inclui visitas guiadas a espaços culturais do Rio, como Planetário da Gávea, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu de Arte Contemporânea, Museu Histórico Nacional e Museu Nacional.

Esta é a segunda fase do projeto. “Desta vez trabalhamos textos de autores brasileiros, como Dias Gomes, Oduvaldo Viana Filho e Plínio Marcos. Também foram abordados temas ligados aos adolescentes como, música, sexo, violência e drogas”, afirma a atriz Juliana Teixeira. No ano passado, o grupo criou e apresentou o texto de “Sonho de uma Água Santa”, baseado na história do bairro e livremente inspirado na obra “Sonho de uma noite de verão”, de Shakespeare. A temporada anterior, realizada entre outubro de 2002 a abril deste ano.

Cronograma de Apresentações

Dia 11 de Dezembro às 18h – CCBB – Centro
Dia 14 de Dezembro às 17h - Várzea Country Club – Água Santa
Dia 15 de Dezembro às 18h - Casa de Cultura da Maré - Maré
Dia 19 de Dezembro às 18h - Sesc Engenho de Dentro - Engenho de Dentro
Dia 20 de Dezembro às 18h – Sesc Engenho de Dentro - Engenho de Dentro
Dia 21 de Dezembro às 18h – Sesc Engenho de Dentro - Engenho de Dentro

Ficha Técnica

Coordenação - Juliana Teixeira
Produção - Acacio Velloso
Interpretação - Monica Alvarenga
Corpo/Voz - Paulo Potviannei
Cenário - Mario Filho
Menu