Cultura Carioca

Lançado em 2012, o Projeto Cultura Carioca Expressa foi criado com o intuito de integrar artes plásticas e literatura, onde o principal objetivo foi a realização de oficinas de Grafite e de Contadores de Histórias, culminando em uma mostra de artes integradas realizada pelos alunos divididos entre crianças, jovens e adultos. Distribuídos em dois segmentos, o projeto beneficiou diretamente três comunidades do entorno da Linha Amarela: Del Castilho, Água Santa e Engenho de Dentro, atendendo aproximadamente 80 pessoas. A seleção do público-alvo se deu pela análise das razões conhecidas: possuem um nível baixo em relação à autoestima e não enxergam perspectivas de futuro. Trabalhando temas para o mapeamento, resgate e preservação das tradições culturais e históricas das localidades, tendo como resultado manifestações artísticas registradas e protagonizadas por jovens, crianças e adultos. O produto final incluiu apresentação de espetáculo de Contação de Histórias “Nossa Fabulosa História” e uma exposição de Artes Plásticas e Grafite e a grafitagem de 3 muros.

CULTURA CARIOCA 2012

Projeto de artes integradas, que realiza Oficinas de Artes para jovens e adultos e uma Mostra Cultural. Distribuídos em 02 segmentos, Artes Plásticas e Literatura, o projeto beneficia diretamente 02 comunidades do entorno da Linha Amarela: Del Castilho e Água Santa, atendendo aproximadamente 80 pessoas.

Trabalhando temas para o mapeamento, resgate e preservação das tradições culturais e históricas das localidades, tendo como resultado manifestações artísticas registradas e protagonizadas por jovens e adultos. O produto final inclui oficinas de Graffite (Artes Plásticas) e Contadores de História (Literatura), cada uma com 50 horas/aula, culminando em uma Mostra de Artes Integradas.

O Projeto Cultura Carioca Expressa surgiu da possibilidade de expandir o trabalho já realizado, suprindo carências observadas nas comunidades beneficiadas. Para isso, propõe a capacitação de jovens e adultos nas áreas de Artes Plásticas e Literatura.

A seleção do público-alvo se deu pela análise dos dados expostos pelo Ministério da Educação, no documento GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO. Constatou-se que em termos de educação, o Rio de Janeiro é o pior dos estados do Sudeste. Os índices de reprovação são altíssimos. No ensino fundamental, 18 de cada 100 estudantes são reprovados por ano; no ensino médio, 21 de cada 100 alunos são reprovados. O problema é tão sério que a taxa de evasão escolar no ensino do Rio de Janeiro é igual a do Amapá! Esses números triplicam nas áreas de risco social, ou seja, 54% e 63% dos alunos do ensino fundamental e médio, respectivamente, abandonam a escola por ano. As razões são conhecidas:

– Os jovens adolescentes são forçados pelos pais a sair de casa para conseguir dinheiro;

– São arregimentados pelo crime organizado, que lhes paga bem por serviços de entrega de drogas e por servirem de alerta contra a chegada da polícia, colocando as crianças em risco de morte o tempo todo;

– Possuem um nível baixo em relação a auto estima e não enxergam perspectivas de futuro.

Daí as justificativas para um projeto como o Cultura Carioca Expressa:

– Ele oferecerá o encantamento e o estímulo que os jovens precisam para freqüentar as escolas com alegria;

– Trabalhará a auto-estima dos participantes;

– Dará aos jovens uma perspectiva de futuro;

– Trabalhará com jovens dentro de sua própria comunidade, potencializando talentos, estimulando a valorização das localidades beneficiadas.

Objetivos

– Trabalhar temas para o resgate e preservação das tradições culturais e históricas dos bairros, tendo como resultado final a formação de alunos e uma Mostra e Exposição dos trabalhos realizados pelos mesmos.

– Estimular a comunidade na realização de eventos culturais e artísticos e na gestão da produção cultural local.

Cronograma de Apresentações

Pré-produção – Março e Abril de 2012
Mapeamento dos locais – Março de 2012
Divulgação – Março e Abril de 2012
Pesquisa dos locais de Água Santa e Del Castilho – Março e Abril de 2012

Oficinas de Graffite e Contação de História – Abril a Junho 2012
Avaliação Mensal dos Capacitadores e alunos – Maio de 2012
Visita aos muros a serem graffitados – Maio de 2012
Mapeamento e aprovação dos muros a serem graffitados – Maio de 2012
Confecção dos Muros da via – Junho de 2012
Festa de encerramento: Junho de 2012

Ficha Técnica

Coordenação Geral - Juliana Teixeira
Diretor de Produção e Administração - Acacio Velloso
Produção Executiva - Ana Paula Magalhães
Produtora de Base - Andreia Cony
Assistente de Produção - Gustavo Fajardo e Janine Bernhard
Comunicação Visual - Sergio Martin
Professor da Oficina de Grafite - Bruno Zagri
Professor da Oficina de Contadores de História - Richard Rabello
Monitor da Oficina de Grafite - Hugo Oliveira e Felix Reyes
Pesquisadores - Régis Eduardo Argüelles e Eduardo Almeida de Araújo
Fotos e Vídeo - Páprica

Menu