Circuito Cine Curta

Circuito Cine Curta, em 2016, em sua 7ª edição. Fruto do Curta na Praça, desde sua estreia em 2010, realizou 606 sessões de cinema, levando para 71.792 alunos da rede pública, filmes brasileiros de curta metragem com cunho pedagógico, dos gêneros animação, ficção e documentário, divididos em 4 programas, Educação Infantil, Fundamental I, II e Ensino Médio. Utilizando o cinema como ferramenta dentro da escola, propõe desdobramentos em sala de aula. Distribuição de apostilas pedagógicas, desenvolvidas com o objetivo de apontar caminhos para utilização nas diversas disciplinas do currículo formal, gerando sinergia entre os temas exibidos. Após as exibições votação para escolha da melhor obra e debate com distribuição de kit educação, camiseta, boné e pendrive. Premiação para os trabalhos e as 3 instituições mais criativas e participativas. Parceira das Secretarias de Educação do Estado e Município do Rio de Janeiro.

CIRCUITO CINE CURTA 2017

 Circuito Cine Curta leva a magia do cinema para a sala de aula Oitava edição do projeto acontece de 7 de agosto a 11 de setembro

Iniciativa de sucesso, que une educação a cultura, chega a 20 escolas públicas dos bairros de Botafogo, Barra e Caju, no Rio de Janeiro

Em sua oitava edição, o Circuito Cine Curta vai beneficiar em torno de 9 mil crianças e jovens, de 2 a 14 anos, da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, com a exibição dos melhores e mais recentes curtas-metragens da safra de filmes brasileiros, entre os gêneros de ficção e animação. Esses alunos agora se unem ao expressivo número de 83,6 mil estudantes beneficiados com a magia do cinema em sala de aula, em 730 sessões, de 77 escolas da rede pública, de 21 bairros cariocas, desde o ano de 2010, nas sete edições do projeto. Assista ao vídeo da edição 2016.

Este ano, com 120 sessões em 20 escolas públicas, cinema e pedagogia se encontram entre 7 de agosto e 11 de setembro de 2017, com a exibição de 19 filmes de várias regiões do Brasil, nos quais o enfoque está na riqueza da história e cultura do nosso país. A oitava edição Circuito Cine Curta conta com sessões de cinema em escolas públicas dos bairros de Botafogo (10 escolas), Barra da Tijuca (5 escolas) e Caju (5 escolas). Abaixo, a relação das escolas e as datas das exibições.

Na programação desta edição, foram selecionados filmes premiados em festivais nacionais e internacionais, como os curtas de animação O Folclore Brasileiro, de André de Pádua; H2OBBY, de Flavia Lopes Trevisan; O Corvo e a Raposa, de Tiago Porto; Animasom, de Patricia Feitosa; O Enigma da Água, de Wesley de Oliveira; O Morro da Guerra Eterna, de Mauro D`Addio, além da ficção Nham Nham, A Criatura, de Lucas de Barros.

A curadoria do Circuito Cine Curta seleciona os filmes de acordo com o potencial pedagógico das obras, a adequação de suas respectivas temáticas ao universo infanto-juvenil e busca explorar a diversidade das regiões representadas. Além das exibições dos curtas-metragens, os alunos das escolas participantes são estimulados pelos professores e coordenadores a desenvolverem trabalhos sobre os filmes a que assistiram.

O principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como uma ferramenta pedagógica, contribuindo para que os alunos tenham maior facilidade de assimilar conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica. Criado e desenvolvido pela Nova Bossa Produções Culturais (www.novabossa.com.br), a 8ª edição do Circuito Cine Curta é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pelas empresas Amil e Valid, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Antes de cada sessão, a Amil também distribuirá o Guia NHAC! (Novos Hábitos de Alimentação para Crianças), da Disney, que conta com jogos, curiosidades e dicas de personagens sobre qualidade de vida e bem-estar.

Cronograma de Apresentações

Ficha Técnica

Menu