Circuito Cine Curta leva a magia do cinema para a sala de aula Oitava edição do projeto acontece de 7 de agosto a 11 de setembro
Iniciativa de sucesso, que une educação a cultura, chega a 20 escolas públicas dos bairros de Botafogo, Barra e Caju, no Rio de Janeiro
Em sua oitava edição, o Circuito Cine Curta vai beneficiar em torno de 9 mil crianças e jovens, de 2 a 14 anos, da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, com a exibição dos melhores e mais recentes curtas-metragens da safra de filmes brasileiros, entre os gêneros de ficção e animação. Esses alunos agora se unem ao expressivo número de 83,6 mil estudantes beneficiados com a magia do cinema em sala de aula, em 730 sessões, de 77 escolas da rede pública, de 21 bairros cariocas, desde o ano de 2010, nas sete edições do projeto. Assista ao vídeo da edição 2016.
Este ano, com 120 sessões em 20 escolas públicas, cinema e pedagogia se encontram entre 7 de agosto e 11 de setembro de 2017, com a exibição de 19 filmes de várias regiões do Brasil, nos quais o enfoque está na riqueza da história e cultura do nosso país. A oitava edição Circuito Cine Curta conta com sessões de cinema em escolas públicas dos bairros de Botafogo (10 escolas), Barra da Tijuca (5 escolas) e Caju (5 escolas). Abaixo, a relação das escolas e as datas das exibições.
Na programação desta edição, foram selecionados filmes premiados em festivais nacionais e internacionais, como os curtas de animação O Folclore Brasileiro, de André de Pádua; H2OBBY, de Flavia Lopes Trevisan; O Corvo e a Raposa, de Tiago Porto; Animasom, de Patricia Feitosa; O Enigma da Água, de Wesley de Oliveira; O Morro da Guerra Eterna, de Mauro D`Addio, além da ficção Nham Nham, A Criatura, de Lucas de Barros.
A curadoria do Circuito Cine Curta seleciona os filmes de acordo com o potencial pedagógico das obras, a adequação de suas respectivas temáticas ao universo infanto-juvenil e busca explorar a diversidade das regiões representadas. Além das exibições dos curtas-metragens, os alunos das escolas participantes são estimulados pelos professores e coordenadores a desenvolverem trabalhos sobre os filmes a que assistiram.
O principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como uma ferramenta pedagógica, contribuindo para que os alunos tenham maior facilidade de assimilar conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica. Criado e desenvolvido pela Nova Bossa Produções Culturais (www.novabossa.com.br), a 8ª edição do Circuito Cine Curta é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pelas empresas Amil e Valid, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. Antes de cada sessão, a Amil também distribuirá o Guia NHAC! (Novos Hábitos de Alimentação para Crianças), da Disney, que conta com jogos, curiosidades e dicas de personagens sobre qualidade de vida e bem-estar.