Circuito Cine Curta

Circuito Cine Curta, em 2016, em sua 7ª edição. Fruto do Curta na Praça, desde sua estreia em 2010, realizou 606 sessões de cinema, levando para 71.792 alunos da rede pública, filmes brasileiros de curta metragem com cunho pedagógico, dos gêneros animação, ficção e documentário, divididos em 4 programas, Educação Infantil, Fundamental I, II e Ensino Médio. Utilizando o cinema como ferramenta dentro da escola, propõe desdobramentos em sala de aula. Distribuição de apostilas pedagógicas, desenvolvidas com o objetivo de apontar caminhos para utilização nas diversas disciplinas do currículo formal, gerando sinergia entre os temas exibidos. Após as exibições votação para escolha da melhor obra e debate com distribuição de kit educação, camiseta, boné e pendrive. Premiação para os trabalhos e as 3 instituições mais criativas e participativas. Parceira das Secretarias de Educação do Estado e Município do Rio de Janeiro.

CIRCUITO CINE CURTA 2018

Circuito Cine Curta leva a magia do cinema para a sala de aula.

Em sua nona edição, o projeto apresenta 122 sessões de filmes, alguns inéditos e premiados, em 18 escolas públicas de sete bairros do Rio de Janeiro

Esqueçam lápis, canetas e cadernos porque vai começar a sessão. Durante 20 dias, de 13 de agosto a 10 de setembro, os alunos do ensino público do Rio de Janeiro vão ter um dia no escurinho do cinema. Salas de aulas e auditórios de 18 escolas públicas dos bairros de Botafogo, Copacabana, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Méier, Caju e no município de Duque de Caxias serão transformadas em cinema para exibir curtas de várias regiões do Brasil. É a nona edição do projeto Circuito Cine Curta, que une educação e cultura e já beneficiou mais de 92 mil alunos da rede pública, com 850 sessões de cinema para 97 escolas de 21 bairros cariocas desde o seu início em 2010.

“Este ano estamos abrangendo mais bairros e realizando mais sessões do que o ano passado. Pela primeira vez incluímos o município de Duque de Caxias no roteiro”, conta Juliana Teixeira, que comanda a Nova Bossa Produções Culturais, idealizadora do projeto.

Durante os 20 dias do circuito de curtas serão exibidas 122 sessões para 11 mil alunos de escolas públicas de bairros das Zonas Norte, Sul e Oeste do Rio de Janeiro. Na lista dos 12 curtas exibidos estão alguns premiados como “Lá do Alto”, de Luciano Vidigal, vencedor pelo Voto Popular do 25ª edição do Prêmio Curta Rio  2016 e  Indicação para Festival de Curtas Metragem Internacional de São Paulo, e “Médico de Monstro”, de Gustavo Teixeira, grande vencedor da 16ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis,  recebeu dois prêmios: Melhor Ficção, escolhido pelo júri oficial, e o Prêmio Especial, apontado por um júri infantil. Além de ter sido selecionado para a Mostra Competitiva de curtas brasileiros do Festival de Gramado 2017.

Cronograma de Apresentações

Ficha Técnica

Menu