Circuito Cine Curta

Circuito Cine Curta, em 2016, em sua 7ª edição. Fruto do Curta na Praça, desde sua estreia em 2010, realizou 606 sessões de cinema, levando para 71.792 alunos da rede pública, filmes brasileiros de curta metragem com cunho pedagógico, dos gêneros animação, ficção e documentário, divididos em 4 programas, Educação Infantil, Fundamental I, II e Ensino Médio. Utilizando o cinema como ferramenta dentro da escola, propõe desdobramentos em sala de aula. Distribuição de apostilas pedagógicas, desenvolvidas com o objetivo de apontar caminhos para utilização nas diversas disciplinas do currículo formal, gerando sinergia entre os temas exibidos. Após as exibições votação para escolha da melhor obra e debate com distribuição de kit educação, camiseta, boné e pendrive. Premiação para os trabalhos e as 3 instituições mais criativas e participativas. Parceira das Secretarias de Educação do Estado e Município do Rio de Janeiro.

CIRCUITO CINE CURTA 2020

Celebrando 10 anos de trajetória, Circuito Cine Curta leva magia do cinema para milhares de alunos de escolas públicas do país Décima edição do projeto acontece de 15 de setembro a 23 de novembro Iniciativa de sucesso, que une educação a cultura, chega a 100 escolas públicas do Rio de Janeiro e sete estende a escolas públicas de todo o país

Celebrando em 2020 seus 10 anos de trajetória, a edição deste ano do Circuito Cine Curta, projeto que na última década levou para milhares de crianças a magia do cinema para as salas de aula das escolas públicas, ganha agora uma maior audiência. Em razão da pandemia provocada pelo COVID-19, o bem sucedido projeto segue em sua missão, porém agora em nova “sala de cinema”, a internet.

Contando com a sempre imprescindível participação de professores, coordenadores e diretores escolares, o Circuito Cine Curta deste ano vai beneficiar um incontável número de alunos, que poderão ver de casa, via celular, computador, tablet ou pela TV,  os melhores e mais recentes curtas-metragens da safra de filmes brasileiros, entre os gêneros de ficção, animação e documentário, que estão disponíveis até o dia 30 de outubro no site: www.novabossa.com.br .

 O projeto conta este ano com a participação de 100 escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e estima alcançar em torno de 7 mil crianças e jovens, de 6 a 14 anos. Desde 2010, o Circuito Cine Curta já beneficiou 132 mil estudantes, em 1.580 sessões, de 152 escolas da rede pública, de 45 bairros cariocas. Assista ao vídeo da edição realizada em 2018: https://www.youtube.com/watch?v=9j3fQ7cMcd8 .

Este ano serão exibidos de 12 filmes nos quais o enfoque está em temas como diversidade (raça, religião e direitos), inclusão, meio ambiente, saúde, qualidade de vida e respeito, assuntos extremamente importantes e atuais para as crianças e jovens atendidos pela rede pública de educação. A décima edição Circuito Cine Curta conta hoje com a adesão de 35 bairros do município do Rio de Janeiro, das zona norte, sul e oeste.

O projeto criou e desenvolveu três apostilas com roteiros pedagógicos, conforme a programação dos filmes e correspondentes aos segmentos do Ensino Fundamental I e II. Após o período de exibição, os alunos das escolas participantes são estimulados pelos professores a desenvolverem trabalhos temáticos, que este ano podem ser enviados por e-mail ou via WhatsApp, entre os dias 2 e 13 de novembro. Todos os trabalhos dos alunos serão avaliados por um grupo de curadores, formado por profissionais das Secretarias de Educação e Cultura do Município do Rio de Janeiro.

Os melhores trabalhos serão contemplados com os seguintes prêmios individuais e coletivos: “Professor Mais Engajado” (um tablet e camisa personalizada do projeto); “Turma Mais Engajada” (os filmes e camisas personalizadas). A turma ganhará ainda um prêmio apropriado a idade dos alunos, como pendrives e jogos; “Aluno Mais Criativo” (um troféu, camisa do projeto e um prêmio apropriado a sua idade, como fone de ouvido, jogos e pendrives).

Um bom exemplo do envolvimento das escolas com a iniciativa são os resultados obtidos na edição de 2016, na qual foram realizados pelos alunos mais de 180 trabalhos pedagógicos, entre músicas, maquetes, peças de teatro, objetos e brinquedos, além de livros de histórias.

Na programação desta edição, foram selecionados filmes premiados em festivais nacionais e internacionais, como os curtas de animação “Lé com Cré”, de Cassandra Reis; “As Aventuras de Pety”, de Anahí Borges; os curtas de ficção “Dela”, de Bernard Attal; ‘Lily´s Hair’, de Raphael Gustavo da Silva; e “O Véu de Amaní”, de Renata Diniz.

O principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como uma ferramenta pedagógica, contribuindo para que os alunos tenham maior facilidade de assimilar conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica. Criado e desenvolvido pela Nova Bossa Produções Culturais, a 10ª edição do Circuito Cine Curta é patrocinada pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pelas empresas Amil e Valid Soluções, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS RJ.

O Circuito Cine Curta foi idealizado pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, que assina a curadoria dos filmes juntamente com Alessandra Matos, também responsável pela consultoria pedagógica. Os curtas-metragens são selecionados de acordo com o potencial pedagógico das obras e a adequação de suas respectivas temáticas ao universo infanto-juvenil.

Esta é a primeira vez que o projeto acontecerá remotamente. Através de ferramentas digitais, os filmes poderão ser visualizados de casa, garantindo a segurança de alunos e professores das escolas atendidas. Neste período ímpar que atravessamos, devido à pandemia gerada pela Covid-19, o projeto se consolida como possibilidade de trabalho pedagógico lúdico e prazeroso, promovendo a manutenção das atividades educativas em ambiente virtual por meio da arte cinematográfica nacional”, diz Juliana Teixeira.

Sobre o Circuito Cine Curta:

O Circuito Cine Curta teve início em 2010, quando Juliana Teixeira percebeu uma carência cultural – principalmente na área cinematográfica – em determinadas regiões da cidade e resolveu levar o cinema às praças públicas de regiões carentes, através do Projeto Curta na Praça, criado em 2008.

Sobre a Amil:

Ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável. Essa é a missão da Amil. A empresa oferece uma ampla variedade de planos de assistência médico-hospitalar e odontológica que proporcionam acesso a serviços de alta qualidade aos seus milhões de beneficiários. A Amil também possui uma extensa rede credenciada no país, que abrange cerca de 30 mil serviços de saúde, entre hospitais, consultórios, clínicas médicas, laboratórios e centros de diagnóstico por imagem. Em outubro de 2012, ao lado do Américas Serviços Médicos e da Optum, a Amil passou a integrar o United Health Group, um dos maiores e mais importantes grupos de saúde do mundo. Para mais informações, acesse www.amil.com.br .

Cronograma de Apresentações

Exibição dos Filmes - 14/09 a 30/10/2020
Prazo para entrega dos trabalhos - 02/11 a 13/11/2020
Curadoria dos trabalhos e premiação - 16/11 a 23/11/2020

Ficha Técnica

Menu