Circuito Cine Curta

Circuito Cine Curta, em 2016, em sua 7ª edição. Fruto do Curta na Praça, desde sua estreia em 2010, realizou 606 sessões de cinema, levando para 71.792 alunos da rede pública, filmes brasileiros de curta metragem com cunho pedagógico, dos gêneros animação, ficção e documentário, divididos em 4 programas, Educação Infantil, Fundamental I, II e Ensino Médio. Utilizando o cinema como ferramenta dentro da escola, propõe desdobramentos em sala de aula. Distribuição de apostilas pedagógicas, desenvolvidas com o objetivo de apontar caminhos para utilização nas diversas disciplinas do currículo formal, gerando sinergia entre os temas exibidos. Após as exibições votação para escolha da melhor obra e debate com distribuição de kit educação, camiseta, boné e pendrive. Premiação para os trabalhos e as 3 instituições mais criativas e participativas. Parceira das Secretarias de Educação do Estado e Município do Rio de Janeiro.

CIRCUITO CINE CURTA 2013

Circuito Cine Curta leva cultura e entretenimento para escolas públicas do Rio de Janeiro

Projeto contempla os bairros do Caju, Benfica e Bonsucesso. Pelo quarto ano consecutivo, a Nova Bossa Produções Culturais e a Secretaria de Educação e Cultura do Município do Rio de Janeiro, investem em um projeto que une cinema e pedagogia, o Circuito Cine Curta.

A partir de 18 de novembro até o dia 6 de dezembro o Circuito Cine Curta exibe curtas-metragens brasileiros para sete escolas da rede pública e instituições localizadas nos bairros do Caju, Bonsucesso e Benfica. A meta do projeto é atingir aproximadamente 5.000 alunos de diferentes faixas de idade, que vão dos 03 aos 14 anos. Ao todo, foram selecionados 13 filmes, de animação, ficção e documentário que destacam a história e cultura do Brasil.

O principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como ferramenta pedagógica, fazendo com que os alunos tenham maior facilidade de assimilação de conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica. O Circuito Cine Curta já atendeu nas três edições passadas 43 escolas da rede pública de educação do Rio de Janeiro, beneficiando mais de 40.000 alunos.

O projeto é idealizado pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, também responsável pela curadoria dos filmes exibidos junto com Maria Lopes, funcionária do International Latino Cultural Center- ILCC, responsável pelo International Latino Film Festival of Chicago e Helio Velloso. Em parceria com o site Porta Curtas, a curadoria foca no potencial pedagógico das obras, na temática, e na diversidade das regiões representadas.

Tudo começou quando Juliana percebeu uma carência cultural, principalmente cinematográfica, em determinadas regiões da cidade e resolveu levar o cinema num primeiro momento às praças públicas de regiões carentes com o Projeto Curta na Praça, criado em 2008. Daí nasceu o Circuito Cine Curta em 2010. “É muito gratificante conseguirmos apresentar o cinema brasileiro como ferramenta de estudo nas escolas. É uma grande oportunidade propiciar um ambiente de estudo mais criativo e estimulante para as crianças e adolescentes”, afirma Juliana Teixeira.

Além das exibições dos filmes, os alunos das escolas participantes serão estimulados pelos professores a desenvolver trabalhos sobre os curtas de acordo com as sugestões da apostila, desenvolvidas de acordo com o segmento educacional e programação exibida.

O Circuito Cine Curta tem o patrocínio da Valid Soluções em parceria com a lei Municipal Incentivo à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O PROCESSO PEDAGÓGICO

1ª Etapa: Conversa entre as pedagogas do projeto e os professores de cada unidade escolar. Neste encontro é apresentado as apostilas pedagógicas do Circuito Cine Curta contendo as fichas-técnicas dos filmes propostos, com sugestões de aplicabilidade pedagógica, além de ativar o vinculo participativo.

2ª etapa: Uma seleção de filmes é organizada levando-se em conta a faixa-etária dos alunos do ensino infantil, fundamental I e II, e serão exibidos nos auditórios das escolas. Ao fim de cada sessão, haverá um debate, perguntas e respostas para ativar o processo de compreensão, memorização e com prêmios aos participantes. Na ocasião, são propostos trabalhos sobre os filmes, e através das apostilas serão indicados possíveis caminhos para cada disciplina e também através de livre criação, estimuladas e acompanhadas por pedagogas do CCC.

3ª Etapa: Votação dos alunos para eleger os filmes que mais agradaram a cada faixa-etária.

Cronograma de Apresentações

Dia 18 de Novembro - Ciep Henfil - Caju
Dia 19 de Novembro - Escola Municipal Professora Laura Sylvia Mendes Pereira - Caju
Dia 22 de Novembro - Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes - Caju
Dias 25 e 26 de Novembro - Escola Municipal Marechal Esperidião Rosas - Caju
Dia 29 de Novembro - Escola Municipal Felix Mieli Verenando - Caju
Dias 3 e 4 de Dezembro - Escola Municipal Uruguai - Benfica
Dias 5 e 6 de Dezembro - Escola Municipal Ruy Barbosa - Bonsucesso

Ficha Técnica

Idealização e Coordenação Geral - Juliana Teixeira
Diretor de Produção - Acacio Velloso
Assistente de Produção - Janine Bernhard
Coordenadora Pedagógica - Alessandra Mattos
Curadoria de filmes - Maria Lopez e Helio Velloso
Making Of /Fotografia - Páprica
Design Gráfico - Eduardo Damm
Assessoria de Imprensa - Binômio Comunicação
Equipe de Audiovisual - Projecine
Estagiária - Maíza Viana
Curadoria - Porta Curtas
Realização - Nova Bossa Produções Culturais Ltda
Menu