Circuito Cine Curta leva cultura e entretenimento para escolas públicas do Rio de Janeiro
Projeto contempla os bairros do Caju, Benfica e Bonsucesso. Pelo quarto ano consecutivo, a Nova Bossa Produções Culturais e a Secretaria de Educação e Cultura do Município do Rio de Janeiro, investem em um projeto que une cinema e pedagogia, o Circuito Cine Curta.
A partir de 18 de novembro até o dia 6 de dezembro o Circuito Cine Curta exibe curtas-metragens brasileiros para sete escolas da rede pública e instituições localizadas nos bairros do Caju, Bonsucesso e Benfica. A meta do projeto é atingir aproximadamente 5.000 alunos de diferentes faixas de idade, que vão dos 03 aos 14 anos. Ao todo, foram selecionados 13 filmes, de animação, ficção e documentário que destacam a história e cultura do Brasil.
O principal objetivo do projeto é utilizar o cinema como ferramenta pedagógica, fazendo com que os alunos tenham maior facilidade de assimilação de conhecimento nas disciplinas tradicionais, além de incentivar a formação de novos públicos com capacidade crítica. O Circuito Cine Curta já atendeu nas três edições passadas 43 escolas da rede pública de educação do Rio de Janeiro, beneficiando mais de 40.000 alunos.
O projeto é idealizado pela atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, também responsável pela curadoria dos filmes exibidos junto com Maria Lopes, funcionária do International Latino Cultural Center- ILCC, responsável pelo International Latino Film Festival of Chicago e Helio Velloso. Em parceria com o site Porta Curtas, a curadoria foca no potencial pedagógico das obras, na temática, e na diversidade das regiões representadas.
Tudo começou quando Juliana percebeu uma carência cultural, principalmente cinematográfica, em determinadas regiões da cidade e resolveu levar o cinema num primeiro momento às praças públicas de regiões carentes com o Projeto Curta na Praça, criado em 2008. Daí nasceu o Circuito Cine Curta em 2010. “É muito gratificante conseguirmos apresentar o cinema brasileiro como ferramenta de estudo nas escolas. É uma grande oportunidade propiciar um ambiente de estudo mais criativo e estimulante para as crianças e adolescentes”, afirma Juliana Teixeira.
Além das exibições dos filmes, os alunos das escolas participantes serão estimulados pelos professores a desenvolver trabalhos sobre os curtas de acordo com as sugestões da apostila, desenvolvidas de acordo com o segmento educacional e programação exibida.
O Circuito Cine Curta tem o patrocínio da Valid Soluções em parceria com a lei Municipal Incentivo à Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.
O PROCESSO PEDAGÓGICO
1ª Etapa: Conversa entre as pedagogas do projeto e os professores de cada unidade escolar. Neste encontro é apresentado as apostilas pedagógicas do Circuito Cine Curta contendo as fichas-técnicas dos filmes propostos, com sugestões de aplicabilidade pedagógica, além de ativar o vinculo participativo.
2ª etapa: Uma seleção de filmes é organizada levando-se em conta a faixa-etária dos alunos do ensino infantil, fundamental I e II, e serão exibidos nos auditórios das escolas. Ao fim de cada sessão, haverá um debate, perguntas e respostas para ativar o processo de compreensão, memorização e com prêmios aos participantes. Na ocasião, são propostos trabalhos sobre os filmes, e através das apostilas serão indicados possíveis caminhos para cada disciplina e também através de livre criação, estimuladas e acompanhadas por pedagogas do CCC.
3ª Etapa: Votação dos alunos para eleger os filmes que mais agradaram a cada faixa-etária.