Clássico de Artur Azevedo ganha montagem assinada por jovens formados nas oficinas da 20ª edição do Passageiro do Futuro
De 1º a 16 de dezembro de 2017, O Mambembe percorrerá oito teatros da cidade em apresentações gratuitas
Há seis meses, 78 alunos de 14 a 21 anos participam das oficinas de interpretação, corpo e voz, figurino, sonorização, cenário e caracterização da 20ª edição do projeto Passageiro do Futuro, atualmente em seu terceiro ano consecutivo no bairro do Caju. O resultado de mais de 300 horas de carga horária poderá ser conferido entre os dias 1º e 16 de dezembro de 2017, quando um dos clássicos da dramaturgia brasileira – O Mambembe, de Artur Azevedo (1855-1908) – percorrerá nove espaços culturais da cidade, como o Teatro Ipanema, Centro Cultural Parque das Ruínas, Teatro Ziembinski e Arena Jovelina Pérola Negra, em apresentações gratuitas. Criado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, o projeto conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, do BTG Pactual, Valid, Libra Terminais Rio e Comatrix por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Ministradas por professores de instituições como UniRio e UERJ, as oficinas incluíram a leitura de textos teatrais, entre clássicos e contemporâneos, adultos e infantis, para que os estudantes pudessem não apenas entrar em contato com o universo dramatúrgico como escolher o texto da peça a ser encenada. Juliana frisa a importância da apropriação de toda a montagem pelo alunos: “Este ano, eles ficaram entre um clássico (O Mambembe) e um contemporâneo (Confissões de Adolescente) mas optaram pelo primeiro, pois se encantaram com a linguagem do início do século passado e pela história que, com humor, fala de uma situação tão atual, como a dificuldade de se viver da arte”, explica.
Sátira de costumes escrita por Artur Azevedo e José Piza em 1904, O Mambembe conta a história, bastante atual, das agruras enfrentadas por um grupo mambembe de teatro para sobreviver de sua arte. Liderada por Frazão, ator fracassado que decide se tornar empresário, a trupe enfrenta toda sorte de situações, como se submeter aos caprichos do coronel Pantaleão, político corrupto que se interessa pela jovem Laudelina, estrela da companhia.