Passageiro do Futuro

Implantado pela primeira vez em 2001 em Bangu, está há 15 anos, em sua 19a edição, oferecendo oficinas de artes cênicas capacitando jovens técnicos em sonorização, iluminação, figurino, cenário, caracterização, interpretação e preparação corporal e vocal. Em geral alunos da rede pública, entre 14 e 21 anos. Com formato itinerante, permanece ao menos 2 anos em cada comunidade, já atuou em Vila Aliança (Bangu), Vila Kennedy (Bangu), Água Santa, Del Castilho, Rio das Pedras, Andaraí, Engenho de Dentro e há três anos ocupa em parceria com o Sesi/ Firjan o prédio do Cemasi na Ladeira dos Tabajaras (Copacabana). Inúmeros Passageiros estão atuando no mercado do entretenimento, na música, no teatro, na televisão, na moda, entre outros segmentos. Mais de 53 comunidades visitadas com a circulação dos espetáculos, em um total de 190 apresentações, já beneficiamos aproximadamente 67.670 pessoas e 1.400 jovens foram atendidos diretamente em quinze anos de projeto.

O Mambembe (2017)

Clássico de Artur Azevedo ganha montagem assinada por jovens formados nas oficinas da 20ª edição do Passageiro do Futuro

De 1º a 16 de dezembro de 2017, O Mambembe percorrerá  oito teatros da cidade em apresentações gratuitas

Há seis meses, 78 alunos de 14 a 21 anos participam das oficinas de interpretação, corpo e voz, figurino, sonorização, cenário e caracterização da 20ª edição do projeto Passageiro do Futuro, atualmente em seu terceiro ano consecutivo no bairro do Caju. O resultado de mais de 300 horas de carga horária poderá ser conferido entre os dias 1º e 16 de dezembro de 2017, quando um dos clássicos da dramaturgia brasileira – O Mambembe, de Artur Azevedo (1855-1908) – percorrerá nove espaços culturais da cidade, como o Teatro Ipanema, Centro Cultural Parque das Ruínas, Teatro Ziembinski e Arena Jovelina Pérola Negra, em apresentações gratuitas. Criado pela atriz e produtora Juliana Teixeira, o projeto conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, do BTG Pactual, Valid, Libra Terminais Rio e Comatrix por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Ministradas por professores de instituições como UniRio e UERJ, as oficinas incluíram a leitura de textos teatrais, entre clássicos e contemporâneos, adultos e infantis, para que os estudantes pudessem não apenas entrar em contato com o universo dramatúrgico como escolher o texto da peça a ser encenada. Juliana frisa a importância da apropriação de toda a montagem pelo alunos: “Este ano, eles ficaram entre um clássico (O Mambembe) e um contemporâneo (Confissões de Adolescente) mas optaram pelo primeiro, pois se encantaram com a linguagem do início do século passado e pela história que, com humor, fala de uma situação tão atual, como a dificuldade de se viver da arte”, explica.

Sátira de costumes escrita por Artur Azevedo e José Piza em 1904, O Mambembe conta a história, bastante atual, das agruras enfrentadas por um grupo mambembe de teatro para sobreviver de sua arte. Liderada por Frazão, ator fracassado que decide se tornar empresário, a trupe enfrenta toda sorte de situações, como se submeter aos caprichos do coronel Pantaleão, político corrupto que se interessa pela jovem Laudelina, estrela da companhia.

Cronograma de Apresentações

Ficha Técnica

Menu