Passageiro do Futuro

Implantado pela primeira vez em 2001 em Bangu, está há 15 anos, em sua 19a edição, oferecendo oficinas de artes cênicas capacitando jovens técnicos em sonorização, iluminação, figurino, cenário, caracterização, interpretação e preparação corporal e vocal. Em geral alunos da rede pública, entre 14 e 21 anos. Com formato itinerante, permanece ao menos 2 anos em cada comunidade, já atuou em Vila Aliança (Bangu), Vila Kennedy (Bangu), Água Santa, Del Castilho, Rio das Pedras, Andaraí, Engenho de Dentro e há três anos ocupa em parceria com o Sesi/ Firjan o prédio do Cemasi na Ladeira dos Tabajaras (Copacabana). Inúmeros Passageiros estão atuando no mercado do entretenimento, na música, no teatro, na televisão, na moda, entre outros segmentos. Mais de 53 comunidades visitadas com a circulação dos espetáculos, em um total de 190 apresentações, já beneficiamos aproximadamente 67.670 pessoas e 1.400 jovens foram atendidos diretamente em quinze anos de projeto.

Geração Trianon (2019)

“Geração Trianon”, fruto da 22ª edição do projeto Passageiro do Futuro, estreia em outubro

Alunos participaram de oficinas de formação durante seis meses, com acompanhamento do rendimento escolar, e iniciam circulação no próximo mês 

Em 18 anos, projeto já capacitou mais de 1550 jovens de 14 a 21 anos para o mercado de trabalho em funções técnicas e artísticas

Nas primeiras décadas do século XX, o Rio de Janeiro foi o principal centro de produção teatral do país. As comédias de costumes e o teatro de revista encantavam o público carioca. Para garantir a bilheteria, as temporadas eram curtas e os autores contratados para escrever peças destinadas à diversão da plateia burguesa que frequentava as salas da Praça Tiradentes e o Theatro Trianon. Desta forma, se firmou o “gênero Trianon”: um teatro leve, feito para rir e garantir boa bilheteria.

“Geração Trianon”, escrito por Anamaria Nunes, fala desse momento teatral e foi escolhido por Anna Wiltgen, diretora e professora, e por Juliana Teixeira, idealizadora e coordenadora do projeto Passageiro do Futuro, que fomenta uma nova geração de profissionais do mercado através de oficinas de capacitação.

A trupe fará 10 apresentações, a partir do dia 11 de outubro, em diversas escolas, instituições e no Teatro Maria Clara Machado, na Gávea, no dia 21 de outubro, segunda-feira, às 15h30. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Cronograma de Apresentações

Ficha Técnica

Menu